Cidadeverde.com

Grilagem: Piauí terá cadastro único da terra

Imprimir

Mais um projeto piloto a ser implantado no Estado, agora voltado para o combate à grilagem de terras. É o Cadastro Único de Terras, uma idealização da secretária Nacional do Patrimônio da União, Alexandra Reschke, que esteve reunida com o governador Wellington Dias e sua equipe de Governo, na última sexta-feira no Palácio de Karnak.

"É um grande desafio, mas se trata do melhor instrumento para combater grilagens e especulação de terras", afirma o governador. Otimista, ele quer que a proposta seja finalizada até dezembro para já iniciar 2009 negociando com o Ministério do Planejamento que vai auxiliar na captação de recursos.

 
"O objetivo não é dar solução a esses problemas, mas ter um banco de dados seguro que possa ser acessado por qualquer pessoa", afirma o governador.

A secretária destaca que mais importante ainda é repassar todas as informações aos municípios. "A meta é termos um cadastro nacional, mas será um processo demorado e gradual. No Piauí temos uma situação favorável e toda a prontidão do Estado em executar o cadastro", afirma Alexandra.

O procurador geral do Estado, Plínio Clêrton, observa que será um enorme avanço na questão fundiária do Piauí. "Temos uma situação muito singular. Cerca de 90% de nossas terras são devolutas. É uma idéia corretíssima até porque a União já exige hoje mais reforço no georreferenciamento", declarou.


 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: