Cidadeverde.com

STJD estuda denúncia ao Atlético-MG por grito homofóbico que cita Bolsonaro

Imprimir

Foto: Pedro Souza / Atlético

BRUNO RODRIGUES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - atualizada às 21h47

O Atlético-MG poderá ser punido pelos cânticos homofóbicos de parte de sua torcida no clássico contra o Cruzeiro, disputado neste domingo (16), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e que terminou empatado em 0 a 0.

"Ô cruzeirense, toma cuidado, o Bolsonaro vai matar veado", cantaram alguns atleticanos nas arquibancadas do Mineirão, citando o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Não há no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) nenhum artigo que determine punição por homofobia. A palavra "homofobia", inclusive, nem é citada nas 301 páginas do código.

Contudo, a Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) estuda solicitar a abertura de um inquérito para avaliar uma punição ao clube mineiro. Com base em casos similares que a entidade investigou recentemente, a punição seria incluída no artigo 243-G do CBJD, que pune atos discriminatórios.

"Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência", diz o artigo.

No parágrafo 2º do 243-G, o código informa que "a pena de multa prevista neste artigo poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de setecentos e vinte dias."

A pena prevista varia de cinco a dez partidas, se praticada por atleta, treinador, médico ou membro da comissão técnica, além de suspensão por 120 a 360 dias, se praticada por outra pessoa submetida ao CBJD. Também há multa que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil.

O Atlético-MG se manifestou nesta segunda-feira (17) com uma publicação em seu Twitter repudiando os cantos homofóbicos de sua torcida no clássico.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais