Cidadeverde.com

Vice de Boulos, Sonia Guajajara, fará campanha em Teresina nesta segunda(24)

Imprimir

Foto: Nunah Alle/PSOL

Atualizada às 8h47 (24/09/18) 

A candidata a vice-presidente pelo PSOL, Sonia Guajajara, vai estar em Teresina nesta segunda-feira(24) a tarde. A agenda da vice de Guilherme Boulos começa às 14h20 com recepção no aeroporto Petrônio Portela e segue para o Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm) onde deve conceder coletiva de imprensa. 

Sônia Guajajara estará acompanhada da candidata a governadora pelo mesmo partido, professora Sueli Rodrigues e participa de uma caminhada na região da Santa Maria da Codipi e da Vila Dilma Rousseff.

À noite, as duas participam de um debate na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adfupi).

A candidata à vice enfrentou uma polêmica no início da campanha quando publicações nas redes sociais a acusaram de mentir "até no nome". Para justificar a acusação, as postagens incluíam uma captura de tela do site do TSE com as informações registradas pela candidata, suprimindo parte em que Sonia se declara indígena. Mas, o projeto Comprova, uma coalizão de 24 organizações de mídia brasileiras, que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018, atestou que era legítima e aceita o nome pelo Tribunal Superior Eleitoral. 

Perfil

De acordo com informações do site oficial do PSOL, "Sônia é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Filha de pais analfabetos, deixou suas origens pela primeira vez aos 15 anos, quando recebeu ajuda da Funai para cursar o ensino médio em Minas Gerais. Depois, voltou para o Maranhão, onde se formou em Letras e Enfermagem e fez pós-graduação em Educação Especial.

Sua militância indígena e ambiental começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde Guajajara foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam o meio ambiente. Em poucos anos, ela ganhou projeção internacional pela luta travada em nome dos direitos dos povos originários.

À frente da coordenadoria executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que unifica mais de 305 povos. É primeira vez na história do país que uma indígena compõe uma chapa para disputar a Presidência da República".


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais