Cidadeverde.com

Candidatos tentam convencer o eleitor a não votar nulo

Imprimir


Foto:TRE

Na reta final das Eleições 2018, os candidatos buscam conquistar o voto do eleitor que ainda não escolheu um candidato. Os partidos e políticos tentam evitar que o eleitor insatisfeito com o atual cenário político local vote nulo ou branco. Na disputa pelo governo do Piauí, os candidatos apresentam argumentos para impedir que o eleitor vote nulo. 
 
Na oposição, o candidato Luciano Nunes (PSDB) afirma que o poder de mudar encontra-se no voto. Segundo ele, o voto é uma manifestação de cidadania do eleitor. “Estamos no momento de decisão onde está em jogo é o futuro do nosso estado e o futuro das próximas gerações, dos nossos filhos e netos. Votar nulo é transferir essa decisão para outras pessoas é deixar que outras pessoas decidam por nós. É importante analisarmos os candidatos e compararmos as propostas. E escolhermos quem melhor nos representa. O poder da mudança está no voto dos piauienses tem peso
A nossa candidatura representa uma mudança política e de administração.
 
A representante do PSOL na disputa pelo governo, professora Sueli Rodrigues, partidos como os pequenos de esquerda precisam dos votos do eleitor que pensa em votar nulo. “Eu penso que o eleitor pense e reflita. Você pode pensar que só um voto não é importante, mas vários votos juntos são. Vários votos são importantes e podem mudar a situação. Por isso peço que esse eleitor indeciso ou que pensa em votar nulo conceda um voto de confiança nos candidatos do PSOL. O nosso partido precisa de votos para deputado federal para se manter vivo com a cláusula de barreira. “Precisamos manter os seis deputados que possuímos na Câmara Federal”, afirmou.

Para o governador Wellington Dias, quando o eleitor não vota, abre espaço para que outras pessoas definam seu futuro. “O voto nulo é um direito. Faz parte da democracia. Mas quando não votamos deixamos que os outros decidam por nós. É importante votar e escolher aquele que achamos melhor, que nos identificamos”, declarou.

O candidato de oposição Dr. Pessoa afirma que o voto fortalece a democracia. Para o candidato, é preciso confiar nos homens que se colocam à disposição do país e do estado. “Que a democracia se faz com participação. Eles são importantes. Eles estão decepcionados com esses políticos que ainda estão e que não fizeram nada. Não deixem de votar. A política se fortalece quando se confia em alguém. É preciso conhecer as histórias e estudar os candidatos”.

Romualdo Seno do Democracia Cristã (DC) afirma que o eleitor que não vota contribui para que manter no poder os mesmo grupos políticos. “As pessoas reclamam que nada muda, mas não colaboram, preferem votar nulo. É preciso acompanhar os candidatos, o que eles falam e estudar os planos de governo. Assim o eleitor vai conseguir se definir. Votar nulo é um prejuízo para a democracia”, disse.

Para ELmano Férrer (Podemos), o eleitor não pode deixar de votar e deve buscar o candidato que passe maior confiança.  “Nesses poucos dias antes da eleição queria pedir para o eleitor não deixar de votar. Não deixe de comparecer às urnas e expressar seu voto. Sua manifestação e desejo é importante. Vote naquele que mais inspira confiança seja em qualquer cargo for. O importante é voto. ”, destacou.

Valter Alencar (PSC) lembra que o voto pode ser aquele voto que iria possibilitar um resultado diferente para o pleito de outubro. “O voto do indeciso ou nulo, é o voto que pode mudar o destino da política atrasada, que não desenvolve o Piauí.  Quem irá votar nulo pode estar perdendo a oportunidade de escolher um governo sem apadrinhamento político, que irá incentivar o servidor público com a qualificação e fazer chamamento aos concursados, enterrando de vez, as indicações politiqueiras. O voto nulo é aquele que pode mudar todo o colapso que o nosso Piauí vive.”, disse.

O candidato do PSL, Fábio Sérvio, afirma que o voto nulo é prejudicial à democracia e ajuda a manter o PT no poder. “Eu digo ao eleitor que nesse momento o voto nulo e branco ajuda a perpetuar o que temos de pior que é o PT. É preciso votar para que homens com uma nova proposta, como eu e o Bolsonaro, possamos mudar a realidade do país. Temos proposta de renovação é preciso confiar e votar”, afirmou.

Lídia Brito
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais