Cidadeverde.com

TRE fará auditoria em tempo real para comprovar segurança das urnas

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) realiza, neste sábado (6), véspera da Eleição, uma auditoria para demonstrar aos eleitores do estado a segurança das urnas eletrônicas.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Sebastião Ribeiro Martins, o juiz José Vidal, presidente da Comissão e o procurador regional eleitoral, Patrício Noé participaram da solenidade que aconteceu no plenarinho da Assembleia Legislativa. Representantes do Ministério Público, OAB, Exército e estudantes do colégio Cidadão Cidadã participaram do início da votação paralela. 

Trata-se da Auditoria da Votação Eletrônica, antes chamada de "Votação Paralela". 

Seis urnas foram sorteadas para serem acompanhadas em tempo real sua votação. Na eleição passada foram apenas três, este ano foi aumentada para seis. A verificação das urnas será filmada e serão acompanhadas por juízes de sessões eleitorais.

O juiz José Vidal destacou que acontecerá uma votação em tempo real para mostrar que os votos não podem ser fraudados.

"É uma precaução, um cuidado para confirmar a lisura do pleito. Dar tranquilidade a sociedade e o resultado do domingo é aquele que o eleitor escolher", ressaltou José Vidal.

Veja sessões sorteadas:

O presidente do TRE, Sebastião Ribeiro Martins ressaltou que a urna é um produto brasileiro e um dos mais seguros do mundo.

"Vamos comprovar que a urna funciona corretamente, que foi feita a inseminação correta da urna. É um produto de alta tecnologia, a cada ano que passa está sendo aperfeiçoado, usando o sistema de criptografia, seguro, moderno".   

 Como é a auditoria

O processo é simples. Foram sorteada seis urnas das 8.931 urnas que, a partir das 8h do domingo, estarão ativas nas seções eleitorais de todo o Estado. Imediatamente após o sorteio, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz José Vidal, comunicará o resultado ao juiz eleitoral da zona correspondente a cada seção sorteada. O juiz da seção, então, lacrará imediatamente a caixa da urna sorteada e a enviará para o TRE, onde ficará, em local seguro, até o momento da auditoria.

Para que os eleitores da seção sorteada não fiquem sem ter onde votar, uma urna substituta será preparada, com ata circunstanciada, também assinada pelo juiz responsável, pelo representante do Ministério Público e pelos fiscais dos partidos presentes.

As seis urnas sorteadas, já no domingo, dia da Eleição, estarão prontas para a auditoria. Este processo acontecerá no plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, no mesmo dia e horário da votação oficial (das 8h às 17h). 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais