Cidadeverde.com

Tropas federais reforçarão a segurança em 73 cidades do Piauí no segundo turno

Imprimir

No Piauí, 73 municípios terão reforço de tropas federais no segundo turno das eleições que acontece no próximo (28). Segundo o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a redução se deve a tranquilidade das eleições gerais durante o primeiro turno. 

"Apenas 25 juízes do estado do Piauí requereram ao Tribunal as forças federais. São 25 zonas eleitorais que correspondem a 73 municípios. Os próprios juízes acham que não tem necessidade de tanta força federal. Foi uma eleição tranquila no primeiro turno e assim esperamos que seja também no segundo turno, tranquila, bem mais rápida, com menos filas para que o eleitor possa votar livre e conscientemente no seu candidato", disse o presidente do TRE-PI. 

A partir desta terça-feira (16), o TRE-PI inicia audiências públicas de preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno. O processo é aberto a representantes de partidos políticos e a população em geral. 

"Hoje começamos a geração das mídias que é a colocação do nome dos candidatos e do nome dos eleitores. Em seguida, teremos a preparação e o lacre das urnas. É um processo aberto, transparente. Nós queremos demonstrar a população e aos partidos políticos que a urna eletrônica é uma tecnologia brasileira, segura, ágil, moderna, já foi testada e aprovada, inclusive por organismos internacionais", explica o desembargador. 

O presidente do TRE-PI frisa que as urnas eletrônicas são seguras e que nenhuma irregularidade foi constatada durante o primeiro turno. 

"Foram disseminadas várias fraudes nas urnas. Mas nenhuma dessas denúncias foram comprovadas. Ao contrário, o TSE já encaminhou para o MPF e para a PF para tentar descobrir de onde partiram esses fakes news. São boatos que procuram desestabilizar o pleito e confundir o eleitor. Mas quero garantir ao eleitor piauiense que a urna é segura e só se combate informação falsa com informação verdadeira", finaliza Sebastião Ribeiro Martins. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais