Cidadeverde.com

Dieta auxilia na redução do estresse; veja os alimentos que ajudam

Imprimir

A manutenção do estresse pode ser uma arma poderosa para o bem-estar, já que muito estresse faz mal. Há muitas estratégias para amenizar o estresse e uma delas inclui a dieta. Alimentos podem ajudar como, por exemplo, dar uma sensação de conforto aumentando os níveis de serotonina como uma cumbuca de mingau de aveia. 

Outros alimentos podem diminuir o cortisol e a adrenalina, hormônios do estresse e, uma dieta saudável pode ajudar a equilibrar o impacto do estresse através da melhora do sistema imune e da redução da pressão arterial.

Todos os carboidratos aumentam a produção de serotonina, mas optar pelos complexos que demoram em ser digeridos é uma melhor opção. As laranjas são ricas em vitamina C e estudos apontam que essa vitamina ajuda a diminuir os níveis dos hormônios do estresse além de melhorar o sistema imune. Pouco magnésio pode ativar dor de cabeça e fadiga, sintomas de estresse. Um copo de espinafre pode repor essa necessidade; assim como a soja e o salmão. O ômega-3 encontrado em peixes como o salmão e o atum pode ajudar a prevenir os surtos de estresse e proteger contra doença cardíaca, depressão e TPM.

Beber café preto também pode ajudar a recuperar de momentos estressantes. Comer um punhado de oleaginosas por dia como as amêndoas ajuda a diminuir o colesterol, amenizar a inflamação e proteger contra os efeitos do estresse. 

Além de conter vitamina E e selênio que melhoram a imunidade e, as vitaminas do complexo B que diminuem as crises de estresse e a depressão. Suplementos fitoterápicos (sempre com prescrição médica e/ou nutricional) podem ajudar, como por exemplo, a erva de São João, a qual mostra em estudos benefícios contra a depressão. Exercício físico aliado a dieta também uma ótima alternativa contra o estresse

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais