Cidadeverde.com

Elmano Férrer defende plano de segurança hídrica do Piauí

Imprimir


Foto:Ascom

O senador Elmano Férrer (Podemos) saiu em defesa de um plano de segurança hídrica para o estado do Piauí, durante reunião na Codevasf, em Brasília, onde houve apresentação de projeto de adutoras para captar água do rio Parnaíba para municípios da região semiárida do estado do Piauí. Elmano ressaltou que todas as adutoras em construção do estado estão paralisadas e criticou ainda a falta de soluções duradouras para a problemática do abastecimento de água.

Segundo o senador Elmano Férrer, são gastos anualmente valores exorbitantes em abastecimento de água por carros-pipa. “Não se busca soluções permanentes para o problema. Atualmente todas as adutoras em construção do estado estão paradas. Enquanto isso, são gastos de 90 a 100 milhões por ano somente no Piauí com carros-pipa”, afirmou o senador.

A Codevasf apresentou projeto de segurança hídrica “Artérias do Parnaíba” para municípios da região semiárida do estado do Piauí, que consiste na construção de quatro adutoras captando água no rio Parnaíba nos municípios de Santa Filomena, Uruçuí, Floriano e Amarante, atendendo a 127 municípios. O presidente do órgão, Avelino Neiva, fez o convite ao senador Elmano por ele defender os recursos hídricos durante o seu mandato.

Durante a reunião, o senador Elmano Férrer falou sobre o projeto da Adutora do Sertão, que visa a captação de água subterrânea e de excelente qualidade para até 51 municípios do semiárido, podendo beneficiar 600 mil pessoas. De acordo com o parlamentar, o Piauí é o estado nordestino, no domínio do semiárido, com maior potencial hídrico, possui uma disponibilidade hídrica da ordem de 9 mil metros cúbicos por ano por habitante, mais do triplo da disponibilidade per capita da Bahia, que é o segundo colocado.

“Precisamos sentar e estudar os melhores projetos que tragam resolutividade para o problema do abastecimento de água no Piauí, especialmente nos municípios mais castigados com seca. Temos que abraçar os projetos que tragam soluções definitivas”, disse o senador durante a reunião.

O senador Elmano Férrer é o relator da avaliação de política pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) no Senado Federal, que neste ano trata da política nacional de segurança de barragens. O parlamentar irá apresentar o relatório no final do ano, após a realização de audiências públicas.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais