Cidadeverde.com

Piauiense toma posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel nesta sexta(26) em Teresina

Imprimir
  • cordel3.jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com
  • cordel1.jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com
  • cordel2.jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com
  • cordel4.jpg Graciane Sousa/Cidadeverde.com

Atualizada às 12h51

Será realizada nesta sexta(26), às 19h, na sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí(CEC-PI), a solenidade de posse do professor piauiense Wilson Seraine na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). O CEC-PI fica localizado na Rua Treze de Maio, 1513, bairro Vermelha. 

A solenidade contará com apresentações culturais de violeiros e poetas populares, e a presença do presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira da Silva. O presidente da Academia Piauiense de Letras, Nelson Nery Costa, fará a apresentação de Wilson na abertura do evento.  

A indicação de Wilson Seraine foi realizada pelo presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira da Silva. “Convidamos o Wilson para integrar nossa casa, na categoria pesquisador, porque entendemos que o trabalho dele tem contribuído de maneira fundamental para preservar a literatura de cordel”, destaca Gonçalo Ferreira.

“Recebemos o convite com muita honra. Estou feliz por ser lembrado e acolhido pela Academia, que eu respeito há muito tempo. Pertencer à ABLC reforçará, ainda mais, nosso comprometimento com a cultura”, afirma Wilson Seraine.

"Só tenho a agradecer porque isso representa o fruto de um trabalho, que tem sido feito há anos.  Estamos há anos nessa luta pela cultura popular", ressaltou Wilson.

Questionados sobre os avanços da tecnologia, em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta sexta-feira (26), Seraine e Gonçalo defenderam que a tecnologia não veio para segregar, mas para multiplicar o ensino. 

"A literatura de cordel abraça todos os avanços. Ela é como uma ferramenta de popularização da ciência", disse Gonçalo, afirmando que o cordel é uma das mais antigas fontes de informação, citando como exemplo a morte do ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas.  

Ciência em Cordel

A admiração de Wilson pela literatura de cordel resultou no livro “A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências”. A obra é resultado da dissertação de mestrado defendida por ele, em 2009, e comprova a hipótese de que a literatura de cordel pode colaborar para a compreensão de conteúdos didáticos e que é possível incorporá-la à prática docente.

Em parceria com o cordelista Pedro Costa, que faleceu em 2017, Seraine inovou na apresentação do livro – a introdução e a conclusão vêm em formato de cordel, mostrando, na prática, ao leitor como os versos podem ensinar.

“Pedro Costa foi o primeiro piauiense a ser empossado na ABLC. Era um poeta que valorizava a beleza e a riqueza dessa manifestação cultural tão abrangente”, lembra Wilson.

Wilson Saraine também comentou que no Piauí existe um laboratório, uma oficina, onde se ensina a produção de cordel em Teresina, e é ministrada pelo cordelista Raimundo Clementino. 

Wilson Seraine

Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 7 livros nos segmentos de educação e cultura popular,  é membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel,  integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzagueana do Brasil, localizada em Teresina, e apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”.

Wilson estuda há 21 anos a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”.

(ABLC)

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) é uma instituição literária, com sede no Rio de Janeiro, que reúne representantes da literatura de cordel. Fundada em 1988, tem a finalidade de promover o intercâmbio cultural, social, artístico, literário e cívico, dentro e fora do Brasil, sem discriminação religiosa, social e político- econômica. O corpo acadêmico da ABLC é composto de 40 cadeiras de membros efetivos.


 Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais