Cidadeverde.com

Cinco pessoas são presas por quebra do sigilo do voto; um deles fez aposta

Imprimir

A coordenação de Comando e Controle de Segurança informou que subiu para cinco o número de pessoas presas por quebra do sigilo do voto. Foram três na cidade de Parnaíba e dois em Esperantina. Os eleitores são suspeitos de terem filmado com celular o momento em que estavam votando. 

O Comando e Controle de Segurança é coordenado pelo coronel Jorge Felipe. 

Ele informou que foram registrados quatro TCOs por desobediência a lei seca. Bares foram flagrados vendendo bebidas alcoólicas. As ocorrências foram registradas em São Miguel do Tapuio e São Julião. 

Filmar a urna eletrônica é considerado uma conduta proibida e configura crime previsto no artigo 312 do Código Eleitoral Brasileiro. Os casos aconteceram também no Pará, em Santa Catarina e no Paraná.

Atualizada às 16h30

A Polícia Militar informou na tarde deste domingo (28) que três eleitores piauienses foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal após denuncia de quebra do sigilo do voto. Usando um aparelho celular, os eleitores filmaram a urna eletrônica mostrando o candidato em quem estariam votando. Uma delas estava cumprindo uma aposta que fez com amigo.

Uma pessoa foi presa em Parnaíba e duas em Esperantina.

O coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar de Parnaíba, informou ao Cidadeverde.com que o flagrante ocorreu no colégio Candido Athayde, no bairro São Vicente de Paula por volta das 10h30.

"O mesário flagrou o eleitor filmando a urna eletrônica e acionou a Polícia Militar. Localizamos em sua residência e foi conduzido a PF", disse o comandante.

O celular foi apreendido para que seja feito a perícia.

Aposta com amigo

O major Costa Neto, do policiamento de Esperantina, informou que entre os detidos - sob suspeita de filmar a urna - está um advogado.

"Ele negou a acusação, mas os mesários fizeram a denúncia à justiça eleitoral", disse.

A outra pessoa detida, segundo o major, confessou o crime e disse que tinha gravado a urna eletrônica porque fez uma aposta com um amigo. 

A Polícia Militar não divulgou o nome dos presos e todos os celulares foram apreendidos para que a PF realize a perícia. Os detidos prestaram depoimento e foram liberados. Foi aberto um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).  

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais