Cidadeverde.com

Gordura corporal é mais perigosa que o tamanho corporal?

Imprimir

Pessoas que têm mais gordura corporal – não importante o seu tamanho – podem ter um maior risco de morrer precocemente do que pessoas com corpos com menos gordura, de acordo com uma pesquisa recente. Em contraste, ter um maior índice de massa corporal (IMC), uma medida da relação do peso com a altura, normalmente usada para predizer obesidade, não foi associada com morte precoce no estudo.

Os pesquisadores afirmam que os resultados apoiam a ideia que o IMC é uma medida que pode não refletir a composição corporal de uma pessoa, ou ser um bom indicador de saúde. Uma pessoa com muita massa muscular, por exemplo, pode ter um IMC alto e, tecnicamente, cair na categoria de sobrepeso.

Estudos têm mostrado que pessoas que se mantém ativas tipicamente aproveitam uma vida mais longa do que aquelas que são sedentárias, mesmo se forem sobrepesas. Uma alimentação saudável e a prática de atividade física regular são mais importantes do que ser magro.

Ter uma fita métrica para medir a circunferência da cintura, por exemplo, é uma forma simples de estimar o quanto de gordura está carregando. Mulheres com circunferência de cintura acima de 89cm têm um maior risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2, enquanto homens com mais de 101,5cm apresentam um risco aumentado para problemas de saúde.

 

Fonte: Estadão Conteúdo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais