Cidadeverde.com

Horário de repouso no dia influencia na queima de calorias

Imprimir

Foto: Fotos Gratuitas/Pixabay

Uma pesquisa publicada semana passada na Current Biology fez a descoberta surpreendente de que o número de calorias que as pessoas queimam enquanto estão em repouso muda com a hora do dia. Quando em repouso, as elas queimam 10% mais calorias no final da tarde e no início da noite do que nas primeiras horas da manhã.

As descobertas reforçam o importante papel do relógio biológico ou circadiano no comando do metabolismo. Isso também ajuda a explicar por que as irregularidades nos horários de comer e dormir devido ao trabalho em turnos noturno ou a outros fatores podem tornar as pessoas mais propensas a ganhar peso.

Os dados mostraram que o gasto energético de repouso é menor de manhã e maior cerca de 12 horas depois, na fase tarde até a noite.

Os pesquisadores descobriram que o quociente respiratório dos participantes, que reflete a utilização de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), também varia por fase circadiana.

Esta medida foi menor à noite e mais alta na manhã. Não é apenas o que comemos, mas quando comemos e descansamos que afeta a quantidade de energia que queimamos ou armazenamos como gordura. A regularidade de hábitos como comer e dormir é muito importante para a saúde geral.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais