Cidadeverde.com

Cristiano Ronaldo ganha o prêmio Bola de Ouro

Imprimir
Ganhador da Liga dos Campeões da Europa na última temporada, Cristiano Ronaldo desbancou com facilidade vários craques na eleição que contou com a participação de 96 jornalistas de todas as partes do mundo. Ele recebeu 446 pontos dos 480 possíveis. A segunda posição ficou com o espanhol Fernando Torres (267), seguido pelo argentino Lionel Messi (165).



Entre os concorrentes do meia-atacante estavam também o brasileiro Kaká (Milan), vencedor em 2007, o argentino Sergio Agüero (Atlético de Madri), os espanhóis David Villa (Valencia) e Iker Casillas (Real Madrid) e os ingleses Frank Lampard (Chelsea) e Wayne Rooney (Manchester United).

Na semana passada, o jogador português já havia sido fotografado com a Bola de Ouro, segundo informou a imprensa britânica. Uma equipe de reportagem da publicação francesa viajou até Manchester para registrar as imagens do craque com a taça.

Antes de ser reconhecido pela France Football, o português de 23 anos já havia levado os títulos de melhor do planeta em premiações organizadas pela Federação Internacional de Jogadores Profissionais (FIFPr) e pela revista inglesa FourFourTwo. Somado a isso, o lusitano também havia sido eleito o destaque da última Liga, em votação da Uefa.

OS ÚLTIMOS DEZ ELEITOS
2007    Kaká (BRA)
2006    Fabio Cannavaro (ITA)
2005    Ronaldinho (BRA)
2004    Shevchenko (UCR)
2003    Nedved (TCH)
2002    Ronaldo (BRA)
2001    Michael Owen (ING)
2000    Figo (POR)
1999    Rivaldo (BRA)
1998    Zidane (FRA)

O meia-atacante foi determinante para as conquistas do Manchester United na última temporada. Ele foi o destaque da equipe de Old Trafford na campanha vitoriosa na Liga dos Campeões e no Campeonato Inglês - o camisa 7 foi artilheiro dos dois torneios.

Com o prêmio desta terça-feira, Cristiano Ronaldo se tornou o terceiro jogador mais jovem a ser premiado pela France Football, ficando atrás apenas do brasileiro Ronaldo, que tinha 21 anos ao vencer em 1997, e do inglês Michael Owen, que tinha 22 em 2001.

Somado a isso, ele é o terceiro português a receber o título, depois de Eusébio (em 1965) e de Luis Figo (em 2000). Para engrossar a lista, o meia-atacante é o quarto jogador do Manchester United a ganhar o troféu - juntando-se ao grupo formado por Denis Law (1964), Bobby Charlton (1966) e George Best (1968).

O prêmio France Football serve como prévia ao troféu entregue pela Fifa. O melhor atleta de 2008, segundo votação organizada pela entidade, será conhecido no dia 12 de janeiro, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça - o trio de finalistas será divulgado ainda neste mês.

Muitas vezes o jogador beneficiado pela publicação européia acaba levando também o título concedido pela entidade máxima do futebol. Foi assim quando o zagueiro italiano Fabio Cannavaro e o meia-atacante brasileiro Kaká foram os escolhidos na temporada 2006 e 2007, respectivamente.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: