Cidadeverde.com

Laticínios fermentados podem ser aliados da saúde cardíaca

Imprimir

A doença arterial coronariana (DAC) é uma condição na qual o suprimento de sangue para o coração se torna restrito, geralmente devido a um acúmulo de gordura nas artérias que transportam sangue para o músculo cardíaco. Essa condição pode levar a sérios problemas de saúde, como dor no peito, insuficiência cardíaca e ataque cardíaco. Alguns dos principais fatores de risco para DAC são tabagismo, colesterol alto e pressão alta.

Os resultados de um estudo novo realizado por pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental sugerem que o consumo de produtos lácteos fermentados pode realmente proteger o coração. Tais produtos incluem queijo, kefir, iogurte, quark e sour milk. As descobertas da equipe, que aparecem no British Journal of Nutrition, indicam que os homens que consomem laticínios fermentados têm um risco menor de incidência de DAC do que os que preferem produtos lácteos não fermentados.

Entre aqueles que consumiram produtos lácteos fermentados com menos de 3,5% de gordura, os do grupo de maior consumo apresentaram um risco 27% menor de doença coronariana quando comparados àqueles na categoria de menor consumo. Ao mesmo tempo, as pessoas que consumiam muitos produtos lácteos não fermentados, dos quais o leite regular tinha o maior uso, tinham um risco mais alto de incidência de DAC.

Mais especificamente, aqueles que tinham uma ingestão muito alta referindo-se a uma média de 0,9 litros de leite por dia - foram os mais vulneráveis ??a doenças cardíacas. Os pesquisadores especulam que certos compostos que se formam durante a fermentação de produtos derivados do leite podem ter um efeito cardiovascular protetor.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais