Cidadeverde.com

Tumulto marca funcionamento de terminal e empresas de ônibus podem ser multadas

Imprimir

O segundo dia útil de funcionamento do Terminal do Livramento, na região do Grande Dirceu, foi marcado tumulto, superlotação e um maior tempo de espera, de acordo com usuários do transporte coletivo urbano. Segundo Francisco Nogueira, diretor de Transportes Públicos da  Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) diz que o órgão está monitorando a oferta de ônibus e as empresas que descumprirem a quantidade e tempo da frota poderão ser multadas. 

"As empresas têm que cumprir o que determina o edital e a ordem de serviço. Se a gente constatar que as empresas não colocaram os ônibus disponíveis, vão ser multadas pelo não cumprimento a ordem de serviço. A previsão é de 12 ônibus pela manhã e isso está sendo monitorado", explica Nogueira. 

Ele explica que a espera dos usuários por linhas troncais deve ser em média de 5 a 10 minutos e que eventuais falhas serão corrigidas. 

"É um processo educativo. Concordo que as pessoas vêm apressadas para chegar ao trabalho e ao descer no terminal querem que já tenham vários ônibus à disposição e isso não pode acontecer porque os ônibus seguem uma sequência lógica de ir e vir. Por mais que se colocasse mais ônibus, não comportariam todos. Temos que fazer essa adaptação entre o descer e o subir  e organizar a oferta de forma que não faltem ônibus", disse Nogueira.

Fiscais da Strans foram disponibilizados no terminal na fase inicial de funcionamento do terminal em dia útil. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais