Cidadeverde.com

Motoristas de aplicativo farão novo protesto na Câmara por mudanças em lei

Imprimir

Os conflitos para regulamentar o transporte individual de passageiros por meio de aplicativo continuam em Teresina! Nesta quinta (29), a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Teresina deverá ocorrer sob manifestação dos motoristas por aplicativo.

O vice-presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos do Estado do Piauí, Igor Machado, disse ao Cidadeverde.com que o protesto é um pedido de retratação de alguns pontos firmados no projeto de Lei sem uma reunião entre os representantes da categoria. 

"Alguns vereadores decidiram mudar alguns pontos do projeto que a gente já tinha esclarecido com as duas classes (motoristas por aplicativos e taxistas). Vamos fazer essa manifestação para demonstrar a nossa insatisfação. Nós queremos a regulamentação, mas do jeito que está inviabiliza o serviço", comentou Machado, que tem como única fonte de renda o dinheiro recebido pelas viagens no decorrer do mês. 

Os pontos questionados pelos motoristas por aplicativos envolvem a limitação no número de profissionais, o carro com emplacamento de Teresina e a idade do veículo.

"Em relação a idade do carro ficou decidido entre as duas classes que seria de oito anos mais dois de adaptação, mas em uma reunião a portas fechadas eles (alguns vereadores) decidiram mudar de seis anos para dois anos de adaptação", pontuou Igor.

"Nós defendemos que não haja limitação no número de motoristas cadastrados, mas eles querem limitar em até 2 mil. Se isso ocorrer serão mais de 5 mil pessoas desempregadas porque nós temos uns 7 mil motoristas cadastrados".

Outro detalhe citado por Igor é na questão da placa. "Eles querem que se trabalhe apenas com carros com placa de Teresina, mas cerca de 41% dos motoristas alugam o carro para trabalhar, e esses carros geralmente são de Minas Gerais, de outros estados. Sobre isso, ficou decidido que teríamos uma reunião para decidir, mas eles resolveram fazer isso a portas fechadas e só anunciaram a proposta", finalizou Igor. 

Na semana passada, o projeto de Lei chegou a ser retirado de pauta após manifestação de motoristas por aplicativo e taxistas na Câmara Municipal, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte de Teresina. O projeto foi retirado pelo presidente da CCJ, vereador Inácio Carvalho.

O projeto em discussão foi enviado pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, e passa por análise da CCJ antes de entrar em votação no plenário. O projeto original apresentado pelo prefeito poderá receber emendas por parte dos vereadores.
 


Motoristas de aplicativo e taxistas na Câmara Municipal de Teresina no dia 20 de novembro (Foto: Wilson Filho)

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais