Cidadeverde.com

Dieta pode ajudar a reduzir os sintomas da menopausa e facilitar a transição

Imprimir

Fotos: Pixabay/fotos gratuitas

A menopausa é uma transição natural na vida de uma mulher quando seus ciclos menstruais chegam ao fim. Ela é confirmada 12 meses após a sua última menstruação, no entanto, a transição e os sintomas associados podem durar vários anos. Enquanto ela está ligada a muitos sintomas desconfortáveis e aumenta o risco de certas doenças, sua dieta pode ajudar a reduzir os sintomas e facilitar a transição.

Alterações nos hormônios podem causar sintomas como ondas de calor e falta de sono e podem afetar negativamente o metabolismo e a densidade óssea. O declínio nos níveis de estrogênio durante essa fase pode aumentar o risco de fraturas. Os laticínios, como leite, iogurte e queijo, contêm cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas D e K, todos essenciais para a saúde dos ossos.

Os grãos integrais são ricos em nutrientes, incluindo fibras e vitaminas do complexo B, como tiamina, niacina, riboflavina e ácido pantotênico. Uma dieta rica neles tem sido associada a um risco reduzido de doença cardíaca, câncer e morte prematura. Vegetais crucíferos como brócolis podem ser especialmente úteis para as mulheres na pós-menopausa porque diminuem os níveis de um tipo de estrogênio ligado ao câncer de mama, enquanto aumentam os níveis de outro tipo que protege contra o câncer de mama. 

Em um estudo em 91 mulheres de meia-idade, aquelas que tomaram diariamente 200 mg de suplementos de extrato de semente de uva, tiveram menos ondas de calor, melhor sono e menores taxas de depressão, em comparação com um grupo controle.

Fitoestrógenos são compostos em alimentos que atuam como estrogênios fracos em seu corpo. Alimentos que naturalmente contêm os mesmos incluem soja, grão de bico, amendoim, sementes de linho, cevada, uvas, frutas vermelhas, ameixas, chá verde e preto e muitos outros. O declínio do estrogênio da menopausa está ligado à diminuição da massa muscular e da força óssea.

Por esse motivo, as mulheres nessa fase devem ingerir mais proteína. Evitar carboidratos processados, açúcares adicionados, álcool, cafeína, alimentos condimentados e alimentos ricos em sal podem melhorar os sintomas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais