Cidadeverde.com

Conheça os benefícios do milho e o seu valor nutricional

Imprimir

Imagem: Pixabay

O milho é um alimento popular que é considerado tanto um vegetal como um cereal. Ele pode ser comido inteiro como milho doce ou pipoca ou processado em lascas, óleo e xarope. No entanto, a maioria do milho é usado para a alimentação animal e produção de combustível.

O milho fresco é rico em fibras e contém vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio, já os produtos de milho processados não são tão nutritivos. Devido ao seu impressionante perfil nutricional, a maioria das pessoas pode se beneficiar comendo-o na forma natural e pipoca como parte de uma dieta balanceada. É também um alimento naturalmente isento de glúten e pode ser consumido por aqueles que evitam o mesmo.

O milho é particularmente rico em luteína e zeaxantina, dois carotenóides que podem prevenir a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. A fibra nele também pode fornecer benefícios para a saúde, pois a ingestão de fibra alimentar tem sido associada a um menor risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Ainda mais, comer fibra suficiente promove a digestão saudável e pode protegê-lo contra problemas intestinais.

No entanto, ele pode aumentar seu nível de açúcar no sangue e contribuir para o ganho de peso quando consumido em excesso. Indivíduos que têm diabetes ou estão tentando perder peso devem limitar sua ingestão. A maior parte dele foi geneticamente modificada Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos sugerem que as culturas modificadas podem representar riscos para a saúde dos seres humanos. Por isso, procure consumir milho de fontes seguras e de preferência orgânicos.


Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais