Cidadeverde.com

Portal e Revista Cidade Verde vencem prêmio de Jornalismo do Ministério Público

Imprimir

As jornalistas Carlienne Carpaso e Caroline Oliveira, do Cidadeverde.com e da Revista Cidade Verde, foram vencedoras nas categorias web e impresso do 3º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público Estadual. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (11).

A reportagem de Carlienne Carpaso desmitificou o senso comum que os Direitos Humanos apenas beneficiam pessoas quem não merecem, como criminosos e terroristas. Na matéria especial a jornalista mostrou como funciona o projeto #IssoéDireitoHumano, desenvolvido pela 49ª Promotoria de Justiça com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC).

"Estou muito surpresa e feliz por conquistar mais esse prêmio. Falar de Direitos Humanos na atual conjuntura é um alerta para que possamos viver em uma sociedade mais democrática, que respeita as diferenças e busca reduzir a desigualdade de social. Porém, o senso comum faz com que reduzam esse tema tão importante a 'beneficiar bandidos'. O projeto do MP é de grande importância para desmitificar essa polêmica e as pessoas passem a reconhecer a questão dos Direitos Humanos como ele realmente é", comenta Carlienne.

A reportagem da jornalista Caroline Oliveira, da revista Cidade Verde, abordou as ações do Ministério Público no combate às queimadas. O projeto “Corta-Fogo”, lançado em julho deste ano ,foi desenvolvido pelo  Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA). 

“A reportagem mostra como os órgãos se uniram para tentar combater um problema que ocorre anualmente não só no Piauí, mas em todo mundo e é uma tragédia anunciada. As grandes queimadas que em mais da metade dos casos ocorrem em consequência da ação humana. É uma iniciativa que leva não só o combate, mas a prevenção e principalmente a educação de como fazer um fogo controlado no caso das roças na zona rural. Também mostrou que em todo o estado tem brigadas que disseminam essa educação e prevenção”, explica Caroline.

A premiação será feita amanhã (12), às 8h30, em solenidade de comemoração da Semana do Ministério Público do Piauí. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais