Cidadeverde.com

Relação entre ejaculação freqüente e câncer de próstata

Imprimir

Se você ejacular freqüentemente, seu risco de contrair câncer de próstata pode ser reduzido. Quantas vezes é frequente? Um estudo na Harvard Medical School, diz 21 vezes por mês.

Um estudo australiano semelhante aponta para sete vezes por semana. Mas há um problema: o estudo sugere que é apenas uma medida preventiva eficaz em homens com 50 anos ou mais. Uma teoria é que a ejaculação livra a próstata de materiais, infecção e matéria causadores de câncer que podem causar inflamação. A ejaculação também não parece fornecer proteção contra o câncer de próstata avançado ou agressivo.

O estudo de Harvard com cerca de 30 mil profissionais de saúde, realizado há 18 anos, determinou que o risco de câncer de próstata foi reduzido em 20% para homens que ejaculavam 21 vezes por mês, em comparação com homens que ejaculavam de quatro a sete vezes por mês.

O estudo australiano descobriu que o risco foi reduzido em 36% quando os homens ejaculavam sete vezes por semana. Há evidências de que uma dieta saudável e estilo de vida podem fornecer alguma proteção contra o câncer de próstata


Referência

Giles, G. G. ET al. Sexual factors and prostate cancer, BJU, v.92, n.3, August 2003.

Leitzmann, M.F et al. Ejaculation frequency and subsequent risk of prostate cancer, JAMA. 2004 Apr 7;291(13):1578-86.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais