Cidadeverde.com

Pesquisa: vizinhança afeta a saúde das escolhas alimentares

Imprimir

Pesquisadores da Universidade de Turku, na Finlândia, estudaram como o status socioeconômico do bairro afeta a adesão das pessoas às recomendações dietéticas nacionais. Os hábitos alimentares foram relatados com uma pequena pesquisa e, com base nas respostas, os pesquisadores formaram um índice que descreve a correspondência entre os hábitos alimentares e as recomendações dietéticas nacionais.

Dos itens alimentares individuais, as pessoas que vivem em bairros com maior nível socioeconômico comiam salsichas, carnes, peixes e vegetais de acordo com as recomendações, enquanto as pessoas nos bairros menos prósperos aderiam mais às recomendações referentes a pão escuro e consumo de álcool. O consumo de leite desnatado, frutas e frutas vermelhas não se correlacionou com a situação socioeconômica do bairro.

Eles acham especialmente interessante que as pessoas que se mudaram para um bairro com um status socioeconômico mais alto tenham uma vida mais saudável do que aquelas que se mudaram para um bairro menos próspero. Isso poderia implicar que os bairros podem oferecer uma seleção muito diferente de itens alimentares e, portanto, restringir as oportunidades de melhorar a dieta ou seguir as recomendações.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais