Cidadeverde.com

06 de dezembro é dia de São Nicolau, o Papai-Noel

Imprimir
Neste sábado, 6 de dezembro, a Igreja Católica celebra o dia de São Nicolau. Conhecido por muitos como o “verdadeiro” Papai-Noel, o santo foi bispo da Diocese de Mira, no século 4, e, de acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ficou conhecido pela extrema caridade.

“Como um sinal de humildade, São Nicolau costumava distribuir seus presentes aos pobres à noite nas portas das casas, para não ser identificado”, afirma padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da CNBB. Haas conta que a Igreja não tem outros registros sobre o que da história de São Nicolau já se misturou com lendas populares a respeito do Papai-Noel.

De acordo com o religioso, a associação com a imagem de um velhinho que distribui presentes no Natal foi, provavelmente, criada pelo comércio para alavancar as vendas nesse período. “As renas, as roupas, a neve, nada disso é associado a São Nicolau pela Igreja”, diz ao G1.

Para Haas, o dia de São Nicolau deve resgatar, principalmente, valores como a caridade e a solidariedade. “É preciso destacar ações como as que temos visto pelo país, com a população ajudando os flagelados de Santa Catarina. Esse espírito de solidariedade é típico da época do Natal”, afirma. 
 
Aldeia de São Nicolau
No município de Rio Pardo (RS), conhecido como Aldeia de São Nicolau, a Paróquia São Nicolau inaugurou, há três anos, o Santuário de São Nicolau. Segundo registros da paróquia, cerca de 7 mil fiéis passam pelo local durante os dias de festejos. 
 
Comemorações
Neste sábado, a programação da igreja contará com uma missa campal com procissão às 20h, seguida de um baile no salão comunitário da igreja. No domingo (7), as missas começam às 8h e um baile terá início às 14h.

 


Fonte: G1

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: