Cidadeverde.com

Álcool, moto e celular são os maiores causadores de traumas e mortes no HUT

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina, o maior pronto-socorro no Piauí, contabiliza cerca de 60 mil atendimentos este ano. Segundo o diretor-geral do HUT, Gilberto Albuquerque, foram realizados 13 mil procedimentos cirúrgicos, sendo que 60% na área de ortopedia, principalmente, ligados a imprudência no trânsito. Os casos envolvendo motocicletas chegam a 84% do total de atendimentos. 

"Metade dos nossos pacientes são vítimas de alguma espécie de trauma, seja acidente de carro ou moto, espancamento, queda, entre outros. Desses, o problema maior é que 84% de todos esses casos são provenientes de acidentes envolvendo motocicletas. Esses pacientes são os que mais ficam com sequelas pois nos acidentes podem sofrer traumatismo craniano, múltiplas fraturas de membros ou traumas que quebram a coluna e os deixam sem andar", explica Albuquerque. 

Entre as principais causas de acidentes com motocicletas estão a ingestão de bebida alcoólica e o uso da motocicleta, associado ao excesso de velocidade, bem como o uso de celular no trânsito que era a sexta causa de acidentes passou a ser a terceira.

"O celular, assim como o álcool, são matadores. Eles levam as pessoas a matarem as outras e a morrerem. O motociclista quer atender o celular, mandar mensagem, pilotando uma moto. Motoristas de outros veículos também usam o celular e até os pedestres. Em todo lugar e em todas as situações as pessoas querem estar no celular e isso tira a atenção", alerta o diretor geral, acrescentando que, durante o feriado de Fim de Ano, o atendimento no HUT será reforçado.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais