Cidadeverde.com

O Esporte Clube Flamengo completa 7l anos

Imprimir
O Esporte Clube Flamengo foi fundado no dia 8 de dezembro de l937, por iniciativa do Sr. Raimundo de Arêa Leão, mais tarde eleito Senador da República. Após início de muítas dificuldades e maus resultados, o rubro-negro cresceu no futebol piauiense dos anos 40 e conquistou o primeiro título de campeão piauiense na fase sob o comando da Federação Piauiense de Futebol em l942, tendo como time base a seguinte formação : Morcego; Jonas e Joca;  Pedro Nonato, Ferreira e Raimundo Antônio; Mirco, Zé de Urso, Manula, Cairara e João Pedro.



 Em l943 e l944 vieram mais dois títulos e o tricampeonato. No ano de l947 foi novamente campeão.Na década de 50 houve uma crise administrativa e o Flamengo parou por algumas temporadas, para voltar em l959.

A GRANDE ARRANCADA

Em l963 foi implantado o profissionalismo no futebol piauiense e no ano seguinte o Dr. Jesus Elias Tajra assumiu a presidência do Flamengo decidido a mudar os rumos do futebol do Estado, dominado pelo River Atlético Clube, conhecido como o Eterno Campeão Piauiense. De l950 a l963 o tricolor havia conquistado l3 campeonatos e ostentava o título de Hexa-campeão.



 O novo presidente formou um grande time, à base de jogadores cearenses, dirigidos pelo técnico Vicente Trajano, e ganhou o Campeonato com a vitória de 2 x 0 sobre o poderoso River, gols de Salvador e Mano. O time campeão formou com Chiquinho; Maneca, Jonas, Brito e Ronaib; Mariano e Macalé; Maçarico(Barbosa), Mano, Paulinho e Salvador. No ano seguinte o Flamengo voltou a ser campeão piauiense, novamente derrotando o River nas finais por 2 x l ( com o famoso gol de Gringo ) e 3 x 2. Nas finais o próprio Presidente Jesus Elias Tajra assumiu a direção técnica da equipe.

Vencidos os dois campeonatos e interrompida a longa jornada de títulos do River, o Flamengo passou a ser um grande clube no futebol piauiense, inclusive conquistando uma torcida imensa, formando a rivalidade com os tricolores e abrindo novos caminhos para o futebol do Piauí, como era desejo do seu presidente Jesus Elias Tajra.

MAIS TÍTULOS

E o Flamengo nunca mais parou. Teve maus momentos em campeonatos, mas somou mais títulos de campeão piauiense em sua história : l970, l97l, l976, l979, l984, l986, l987, l988 ( o tricampeonato sob a presidência de Avelino Neiva ) e 2003. Após a conquista de l988, na final com o 4 de Julho de Piripiri, o rubro-negro ficou l4 anos sem ser campeão até vencer o Parnaíba na decisão de 2003, sob a presidência de Robert Braw, por 4 x 2 no Estádio Albertão.

NOVAS CONQUISTAS

O atual presidente Everaldo Cunha está empenhado em conduzir o Flamengo a grandes e brilhantes vitórias no futebol Piauiense e até mesmo na região Nordeste. Após amargar duas quedas para a segunda divisão do Campeonato Estadual, o Flamengo  conquistou três taças neste final de ano: O Campeonato Sub-l8, a decisão de vaga para a Copa do Brasil com Picos e a disputa dos 60 Anos de Rivengo.



 Para o início da temporada de 2009 já estão garantidas as presenças na Taça São Paulo de Futebol Juniores e na Copa do Brasil. E a diretoria promete à imensa torcida rubro-negra uma luta aguerrida pelo título estadual da nova temporada.



Dídimo de Castro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: