Cidadeverde.com

Semam oferece serviço gratuito de entrega de mudas de árvores

Imprimir

Foto: Prefeitura de Teresina/Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) oferece à população de Teresina um serviço gratuito de entrega de mudas de plantas, trabalho que integra o projeto Uma Árvore na Minha Vida. Além de receber uma muda em casa, o cidadão conta ainda com o acompanhamento de técnicos para realizar o plantio e orientar sobre os cuidados com a árvore. São mais de 25 espécies disponíveis, incluindo frutíferas, nativas e ornamentais.

As solicitações devem ser feitas através do preenchimento de um formulário simples, disponível no seguinte link: https://goo.gl/uKtNXS. Na ficha, o solicitante deve especificar, por exemplo, o espaço residencial que acomodará a árvore (calçada, quintal ou jardim), podendo informar também sugestão da espécie a ser plantada no local.

O passo seguinte é aguardar o contato da equipe da Semam, que se desloca todas as sextas-feiras para realizar esse trabalho pela cidade. Por mês, em média, estão sendo atendidos 30 pedidos.

O secretário da pasta, Olavo Braz, frisa que um dos diferenciais desse projeto é o acompanhamento de profissionais para realização da entrega e plantio das mudas de árvores. “Esse trabalho de acompanhamento é fundamental, porque mesmo que seja especificado no formulário o ponto da residência que receberá a muda, pode ser que, ao chegar ao local, os técnicos identifiquem alguma limitação que impeça o plantio, a exemplo do espaço disponível na calçada ou quintal. Por isso, a equipe precisa acompanhar para que o plantio seja realizado da forma mais adequada, bem como dar dicas para manutenção da árvore”, explica.

A Semam também busca atender pedido de doação de mudas de plantas para eventos, ações e atividades que possuam viés ambiental, voltados para comunidades ou escolas, por exemplo. Nesse caso, a solicitação deve ser feita via ofício, a ser entregue na sede do órgão, localizado na Avenida Duque de Caxias, nº 3520, bairro Primavera.

O projeto Uma Árvore na Minha Vida é uma das estratégias da Secretaria para incentivar a ampliação, de forma coordenada, da massa verde de Teresina, medida que traz diversos benefícios, como armazenamento de carbono, redução da poluição do ar e de ruídos, sombreamento, restauração de solos degradados e embelezamento.

Além disso, as árvores favorecem estilos de vida mais saudáveis e ativos, causando um efeito positivo na saúde mental. O conforto térmico também é um dos pontos importantes, principalmente em Teresina, onde predominam as altas temperaturas.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais