Cidadeverde.com

Técnicos em necropsia param e cadáver fica em calçada

Imprimir

(Imagens: Izabella Pimentel/ Cidadeverde.com)

Atualizada às 15h49

O serviço de necropsia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) ficou suspenso por alguns horas devido a paralisação dos técnicos do Serviço de Verificação de Óbito (S.V.O) diante da falta do pagamento dos salários, na manhã desta segunda-feira (11). O corpo de uma idosa que aguardava por autópsia ficou dentro de um carro funerário por falta de atendimento. 

A diretora geral do HGV, Fátima Garcêz, informou ao Cidadeverde.com, por meio de uma nota, que a diretoria já realizou uma reunião com os técnicos e o serviços já voltaram a normalidade. Segundo Fátima Garcêz, os corpos que aguardavam autopsia serão liberados ainda hoje.

A nota também ressalta que o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, "se comprometeu a realizar o pagamento dos salários atrasados até sexta-feira (15)".

 

Atualizada às 11h34

A técnica Joed Lilian confirmou que a diretoria do Hospital Getúlio Vagas entrou em contato com os trabalhadores e assegurou que até a próxima sexta-feira (15) os pagamentos dos salários serão regularizados. 

Os técnicos voltaram a trabalhar. "Se não for pago até sexta-feira vamos retornar a greve", avisa Joed. Rodrigo confirmou que o corpo da mãe está passando por autópsia e deve ser liberado por volta das 15h. 

Matéria original

Técnicos do Serviço de Verificação de Óbito (S.V.O.) deflagraram greve no início da manhã desta segunda-feira(11). Por conta da interrupção dos trabalhos, corpos não serão necropsiados no S.V.O do Hospital Getúlio Vargas (HGV). 

Desde às 8h, o motorista Rodrigo Pereira aguarda o corpo da mãe ser recebido pelo serviço. Jaqueline Pereira, 42 anos, morreu supostamente de causas naturais durante a madrugada. 

Os técnicos se recusaram a fazer os procedimentos de necropsia porque alegam que estão sem receber salários desde novembro do ano passado.

O corpo está há mais de duas horas dentro carro funerário na calçada do S.V.O. "Eles disseram que estão com salários atrasados e não vão receber o corpo da minha mãe, é uma falta de vergonha. A gente já está com a dor de perder e ainda tenho que passar por isso", disse Rodrigo.

A técnica em necropsia, Joed Lilian, ressaltou que nenhum corpo será periciado nesta segunda-feira(11). Ela espera uma resposta do governo do Estado sobre o atraso do pagamento dos salários. 

"Prestamos serviço para o Estado e desde novembro de 2018 não recebemos nosso salário. Essa foi a maneira que encontramos para o Estado nos dar uma resposta", disse Joed Lilian.

A técnica disse que tem consciência  que o serviço é essencial, mas que os trabalhadores não vão recuar da paralisação. 

Os médicos plantonistas do SVO estão trabalhando, mas não podem realizar perícias sem a participação dos técnicos em necropsia. 

Fotos: Izabella Pimentel/Cidadeverde.com

O objetivo do S.V.O.  é averiguar óbitos de causas naturais em que não houve assistência médica ou os que tiveram assistência médica e a patologia não foi esclarecida.

O serviço faz o diagnóstico da causa mortis e permite a expedição da Declaração de Óbito, necessária para que o corpo seja sepultado.

 


Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais