Cidadeverde.com

Chesf afirma que barragem de Boa Esperança não apresenta riscos

Imprimir

Foto: Severino Silva/Chesf

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) confirmou ao Cidadeverde.com que a barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guardalupe, não apresenta riscos em sua estrutura. Considerada a maior do Estado, a barragem abriga a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, que fornece energia ao estado, e está instalada no rio Parnaíba.

A usina é uma das 142 a serem fiscalizadas no país pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As fiscalizações ocorrerão até maio deste ano. 

Em nota, a Chesf destacou que o reservatório da usina está com 35,7% do volume útil. 

"Quanto à sua barragem, ressaltamos que não há registro de problemas e nem execução de reparos, de modo que não há riscos para a mesma. De acordo com as inspeções de rotina e monitoramento permanente das estruturas civis, as condições da barragem são de normalidade", cita a nota.

A fiscalização pela Aneel acontece após o rompimento da barragem da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho (MG), que armazenava dejetos de minérios. O número de mortos subiu para 160. A barragem rompeu no dia 25 de janeiro de 2019, deixou um rastro de lama, destruição e centenas de desaparecidos. 138 famílias estão desabrigadas. 
 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais