Cidadeverde.com

Governador confirma a bancada extinção de 19 órgãos e 2.300 cargos com reforma

Imprimir

Fonte: Jorge Bastos

O governador Wellington Dias (PT) apresentou na noite desta segunda-feira (11) aos deputados da base aliada a tão esperada reforma administrativa que será encaminhada à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14).

O projeto prevê o corte de 2.304 cargos no governo e extinção de 19 órgãos estaduais, a maioria relacionada as nove coordenadorias criadas em março de 2017. 

As mudanças foram apresentadas pelos secretários Ricardo Pontes (Administração) e Rafael Fonteles (Fazenda).

Participam da reunião a vice-governadora, Regina Sousa (PT),  25 deputados, dos 30 eleitos recentemente, além de deputados federais. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak. 

Na reunião foi confirmada a extinção da SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural) e o surgimento de duas novas Secretarias: a Desenvolvimento da Agricultura Familiar e a de Agronegócio.

O governador confirmou aos parlamentares que não irá chamar nenhum deputado estadual para ocupar cargo no primeiro escalão.

A medida é também de contenção de gastos, justificou o governo. Os 25 parlamentares, de forma unânime, concordaram com a decisão. 

Rafael Fonteles destacou que nove estados da federação decretaram calamidade financeira. Segundo ele, é necessário os ajustes sob pena de colapso.

De acordo com o secretário de Fazenda, os outros estados não fizeram os cortes e estão enfrentando uma das piores crises financeiras. 

Atualizada às 21h40

A reunião durou cerca de 2h30 a portas fechadas no Palácio de Karnak. Após o encontro, o governo anunciou que o deputado Fábio Novo (PT) seria o porta voz para falar sobre a reforma. Ele confirmou ao portal Cidadeverde.com que o governador Wellington Dias irá, pessoalmente, à Alepi na quinta entregar o projeto da reforma. Ele acredita que o governo não terá dificuldade de aprovar as mudanças.

"Os 25 deputados disseram que vão abrir mão da convocação de suplentes para ajudar nos ajustes que estão sendo propondos pelo governador", disse Fábio Novo.

Ele confirmou as mudanças anunciadas pelo portal e acrescentou que a Secretaria de Agronegócio irá desenvolver ações para os Cerrados piauiense, região que concentra boa parte do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.   

 

Após reunião, Fábio Novo confirmou decisão em sua rede social:

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais