Cidadeverde.com

São Paulo joga contra marcas negativas para reverter desvantagem na Libertadores

Imprimir

O São Paulo recebe o argentino Talleres nesta quarta-feira (13), às 21h30, no estádio do Morumbi, pela segunda fase da Libertadores, em um confronto que já ganhou o peso de partida do ano para a equipe paulista.

Foto - Rubens Chiri / saopaulofc.net

Depois de perder o duelo de ida, em Córdoba, na Argentina, por 2 a 0, os brasileiros precisarão vencer por três gols de diferença para continuarem na competição continental. Triunfo por 2 a 0 fará com que a decisão da vaga seja disputada nos pênaltis.

Uma missão complicada para uma equipe que nos últimos cinco jogos só conseguiu marcar um gol.

Não bastasse a dificuldade ofensiva, o time paulista chega a esse jogo bastante pressionado, já que vive o pior início de temporada do clube nos últimos 27 anos.

Nos sete jogos oficiais até aqui em 2019, a equipe de André Jardine soma três vitórias e quatro derrotas. A última vez que o time paulista teve um início de ano tão ruim foi em 1992. Na ocasião, foram duas vitórias, dois empates e três derrotas nas primeiras sete partidas.

Nada parece aliviar a pressão. André Jardine, bastante elogiado pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e pelo executivo de futebol, Raí, pode dar lugar a outro nome já em fevereiro.

"A efetivação é fruto da confiança no trabalho, da qualidade e da competitividade que ele sempre mostrou na sua história, no seu currículo. Mas principalmente nestes quatro anos de São Paulo. Os resultados falam por si", disse Raí após confirmar a efetivação de Jardine como técnico, em dezembro de 2019.

Pouco mais de dois meses após o anúncio, contudo, o clube já se movimenta nos bastidores para substituir o técnico caso a eliminação se confirme. Cuca, 55, que fez seu último trabalho no Santos até o final do ano passado e depois passou por cirurgia no coração, é um dos nomes cotados pelos são-paulinos.

O clima pesado ainda se mistura ao fraco histórico recente em jogos de mata-mata.

Desde que foi campeão da Copa Sul-Americana, em 2012, o São Paulo vive martírio neste formato de disputa. Ao todo, são 20 eliminações em 39 partidas de mata-mata disputadas desde 2013.

Seis dessas quedas foram no Morumbi, duas delas em 2014. Na Copa do Brasil, o time foi eliminado pelo Bragantino, e no Paulista, pela Penapolense. Já em torneios internacionais, a maior decepção em casa aconteceu em 2017, quando parou no argentino Defensa Y Justicia pela Copa Sul-Americana.

Precisando mostrar melhora de rendimento, o técnico André Jardine não revelou a equipe que inicia o duelo.

Recuperado de uma tendinite no joelho direito que o afastou das duas últimas partidas, o zagueiro Anderson Martins deve iniciar como titular na vaga de Bruno Alves.

O meio-campo é o setor que carrega as principais dúvidas. Hudson, suspenso, e Lizeiro, machucado, estão fora. Jucilei, muito criticado na partida de ida, pode acabar perdendo a vaga na equipe.

Luan, de volta após retornar da seleção brasileira sub-20 que disputou o Sul-Americano da categoria, no Chile, e Willian Farias são opções. Existe a possibilidade de Hernanes ser recuado e Nenê fazer o papel de meia centralizado.

Na frente, Pablo e Everton devem iniciar a partida. A briga pela terceira vaga no ataque está entre Diego Souza, Helinho e Antony. É possível que Jardine opte ainda por Nenê aberto pela direita. Com isso, Hernanes poderia atuar como meia centralizado.

ALEXANDRE DE AQUINO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais