Cidadeverde.com

Lula diz que preços cairão e espera que Obama solucione crise nos EUA

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva explicou nesta segunda-feira (15), durante seu programa de rádio “Café com o presidente”, as medidas adotadas para reduzir o impacto da crise no Brasil.

O presidente disse que os preços vão cair e afirmou que espera que o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solucione a crise em seu país para que a economia mundial retome o caminho da normalidade.

Lula diz estar certo que a economia brasileira está no rumo certo. “Podemos esperar que os preços dos produtos vão cair, que a taxa de juros vai cair e que povo vai ter mais facilidade para comprar”, afirmou. Para o presidente, essa previsão está escorada na estratégia que sua equipe tomou para reduzir o impacto da crise global.

“Nós tivemos que colocar à disposição as reservas do Tesouro para irrigar o crédito no Brasil. Permitimos que bancos como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil pudessem comprar carteiras de bancos menores. Tomamos medidas para ajudar as empresas brasileiras que têm dívida lá fora. Mas sabíamos que precisávamos tomar outras medidas, por exemplo, a isenção IPI do automóvel, para que o povo pudesse comprar. Depois fizemos uma redução no Imposto de Renda (IR); reduzimos o IOF de 3% para 1,5% ao ano. Trabalhos com a idéia de que a economia brasileira precisa girar como se fosse uma roda-gigante. Estou certo de que o Brasil sairá vitorioso dessa crise”, disse.

OBAMA
Lula entende, porém, que os EUA ainda terão participação decisiva para frear a turbulência financeira mundial. “Temos um problema, que é o vazio de poder, na medida em que o presidente Obama só tomará posse dia 20 de janeiro. Esperamos que assim que ele tome posse possa tomar todas as medidas para incentivar o setor produtivo americano, para que a economia volte a funcionar normalmente”.


Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: