Cidadeverde.com

Carnaval: HUT aumenta em 200% atendimento de agressões físicas e arma branca

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com


O feriado de carnaval aumentou em 200% o atendimento às vítimas de agressão física por espancamento e arma branca no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (07) pelo hospital, que os apontaram como preocupantes. 

O HUT informou que "somente com relação ao atendimento de vítimas de agressão física o HUT realizou 76 atendimentos, o que representa um aumento de 105%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Dentre as vítimas de agressão física, os espancamentos e por arma branca tiveram um aumento de 200%, também fazendo a mesma comparação". 

Ao todo, o relatório do HUT apontou que foram realizados 906 atendimentos e 240 cirurgias, um aumento de 4% e 6,6%, respectivamente. "Com relação aos acidentes de trânsito foram atendidas 202 pessoas, sendo que 170 foram somente vítimas de acidentes com motocicleta. O aumento no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito foi de 5%", destacou. 

Ao avaliar os dados,  a diretora geral do HUT, Clara Leal, destacou que o "aumento constante e exagerado de vítimas de agressão física e acidentes de trânsito, durante esses períodos de festas e feriados prolongados, é preocupante".

"São pacientes que chegam ao hospital cada vez mais graves, com risco iminente de morte, e grande possibilidade de saírem com sequelas graves. Se avaliarmos o perfil das vítimas de acidentes com motocicletas é possível verificar que mais 60% são do sexo masculino com idade entre 20 e 40 anos, ou seja, que estão no auge da vida profissional”, ressaltou Leal. 

Dentre os pacientes está João Ferreira, de  65 anos. Ele está internado no HUT, vítima de acidente com motocicleta e deu entrada durante o carnaval. João relatou que estava em um bar com amigos e ao voltar para casa perdeu o equilíbrio da sua motocicleta e caiu, batendo forte com a cabeça. “Nunca tinha saído sem capacete. Confiava muito em minha habilidade de motociclista. Agora percebi que beber e pilotar moto não combina”, confessou.

Por esperar o aumento no fluxo de pacientes, o HUT buscou reforçar os estoques de insumo e medicamentos para o período de carnaval. As escalas de plantões dos profissionais também passaram por uma atenção especial. “Apesar do aumento na demanda de pacientes vítimas de trauma, o atendimento geral foi tranquilo e todos que precisaram do HUT foram prontamente atendidos”, finalizou Leal.


Carlienne Carpaso
[email protected]
Com informações do HUT

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais