Cidadeverde.com

Jacinta Andrade e Colorado recebem mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Imprimir

 Foto: PMT

Neste sábado (16), a Prefeitura de Teresina promoveu ação de limpeza durante mais uma operação Faxina nos Bairros, recolhendo materiais inservíveis que possam ser potenciais criadouros do Aedes Aegypti e prestando ação educativa sobre o tema na comunidade. Dessa vez, os bairros Colorado (zona Sudeste) e Jacinta Andrade (zona Norte) foram os contemplados, depois de Levantamento que apontou que nestes locais é elevado o risco de infestação pelo mosquito.

A Faxina é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). De acordo com o prefeito Firmino Filho, o apoio da população é fundamental. "Aos sábados, dois bairros são contemplados para que as pessoas coloquem os materiais inservíveis para fora de casa e a Prefeitura, então, faça o recolhimento. É uma forma de conclamar a população para limpar a sua residência, eliminando os criadouros. Todos temos que enfrentar esse mosquito para que a qualidade de vida das pessoas não seja afetada", destacou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, que participou da Faxina, também fez um apelo para que as pessoas contribuam com a eliminação dos focos do mosquito. "Solicitamos que a população cuide bem dos ambientes que vivem, faça inspeção semanal nas suas casas para evitar o acúmulo de água, de forma que não haja alastramento do Aedes Aegypti. Dessa forma, poderemos ajudar uns aos outros, evitando surgimento de doenças", lembrou.

A dona de casa Maria da Silva, de 64 anos de idade, foi uma das pessoas que recebeu visita da equipe da Faxina em sua casa, localizada no bairro Colorado. "Acho boa essa ação da Prefeitura, porque esse mosquito faz a gente adoecer, eu mesmo já adoeci por conta do mosquito e me tratei na UPA. Agora, não deixo mais água parada, tenho manilha d'água em casa, mas fica sempre tampada", relatou.

Além do recolhimento do material inservível, como móveis e eletrodomésticos, por um caminhão caçamba, os agentes de combate a endemias da FMS vistoriavam casas em busca de foco de mosquito e as equipes de limpeza da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste realizaram o serviço de capina em ruas e praças, promovendo a limpeza desses locais.

Participaram também da operação ocorrida neste sábado o prefeito Firmino Filho, a deputada estadual Lucy Soares, o presidente da FMS, Charles Silveira, a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, o diretor de Atenção Básica, Francisco Pádua e o superintende da SDU Sudeste, Evandro Hidd, além de equipe técnica da FMS e da SDU Sudeste.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais