Cidadeverde.com
Viver Bem

Dieta Ravenna: conheça detalhes do método para perder peso

Imprimir

Foto:Ravenna Brasil/Metodo Ravenna

Utilizada por algumas celebridades para conquistar uma silhueta mais enxuta, a dieta Ravenna possui um número crescente de adeptos. Mas, o que é? No que consiste? Desenvolvida pelo psicanalista argentino Máximo Ravenna, ela é baseada em três pilares essenciais: corte, medida e distância.

O método conta não só com acompanhamento nutricional, como também de psicólogos e educadores físicos, todos trabalhando em conjunto no espaço chamado de centro terapêutico.

O primeiro pilar se refere ao corte do excesso alimentar, da compulsão e do número de refeições por dia. A medida é um conceito relacionado tanto à quantidade da porção ingerida quanto a redução de medidas corporais. Já a distância prima por afastar o indivíduo da comida enquanto uma forma de compensação, eliminando a compulsão alimentar.

Grupos alimentares

A dieta inclui todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais - porém exclui os alimentos feitos com farinha e açúcares refinados, também conhecidos como carboidratos simples (pães, massas, bolos). Isso ocorre por conta de seu alto índice glicêmico.

No lugar desses serão ingeridos os carboidratos complexos, ricos em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão saciedade, como os grãos integrais, cereais, frutas e verduras.

Perda de peso

A média de perda de peso é diferente para homens e mulheres, sendo que eles podem perder uma média de 7% a 10% do peso no primeiro mês, enquanto as mulheres perdem de 5% a 7% do peso em média no mesmo período.

Cardápio

Ele respeita quatro refeições diárias, divididas em café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Acredita-se que, quando há um número grande de refeições em um espaço curto de tempo, existe a chance de exagero alimentar, principalmente nos lanches.

Exercícios e acompanhamento

A Ravenna é indicada por nutricionistas, mas é recomendado que seja aliada à prática de exercícios físicos, assim garantindo a conquista de resultados eficazes e com maior probabilidade de serem mantidos. É importante que você busque uma avaliação sobre a adoção da dieta.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir