Cidadeverde.com

Alimento hidropônico é alternativa mais saudável e sustentável

Imprimir

Foto: Horta Mania

Você já ouviu falar dos alimentos hidropônicos? Para quem busca por alternativas mais saudáveis e sustentáveis, vale conhecer essa categoria. Estes alimentos nada mais são que vegetais, legumes, frutas e verduras cultivados diretamente na água - geralmente dentro de uma estufa.

Uma das principais vantagens é que eles costumam ser produzidos em um meio sustentável,  com menos agrotóxicos e produtos químicos. Ou seja, estão mais livres de substâncias tóxicas ao organismo.


Hidropônicos X Orgânico

No entanto, é importante não confundir com os orgânicos (alimentos cultivados sem nenhum agrotóxico). A hidroponia ainda é um processo que utiliza produtos químicos para o controle de pragas e doenças - por isso, esses alimentos não se encaixam na categoria dos orgânicos.

Outra vantagem que a hidroponia garante é a maior proteção dos alimentos contra agentes externos - chuvas, ventos, tempestades, secas e até mesmo insetos e pragas que costumam rodear as plantações. Os vegetais são cultivados em uma estufa fechada e climatizada, dentro de compartimentos com água (geralmente canos), em vez de ficarem plantados diretamente na terra.


Vantagens

Por conta desse sistema de cultivo na água, também é possível plantar uma quantidade maior de alimentos por vez. Os canos onde os vegetais são plantados podem ficar em diferentes pontos e alturas, o que permite usar uma maior área de cultivo.

Outra vantagem dos alimentos hidropônicos é que eles crescem mais rápido, o que também aumenta a produção. No entanto, para que eles tenham os nutrientes necessários, o processo de plantação deve ser feito de forma correta - precisam receber sais minerais e nutrientes dissolvidos na água.

Além disso, a hidroponia também permite o plantio de frutas e legumes fora de época, tendo em mente que eles são cultivados em um ambiente climatizado.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais