Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina lança projeto de apoio à produção de hortaliças sem agrotóxico

Imprimir

Foto: Renato Bezerra/PMT

As hortaliças de Teresina que são cultivadas sem o uso de agrotóxicos serão beneficiadas com o novo projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Agroecológica e Produção Orgânica de Hortaliças, que será lançado nesta sexta-feira, 29, às 11h, no salão nobre da Prefeitura de Teresina.

Conhecidas também como hortas agroecológicas, esse tipo de cultivo campesino é de grande importância para a sociedade, uma vez que possui como característica comum a sustentabilidade, produzindo assim hortaliças limpas, qualidade de vida, bem como geração de emprego e renda através de parcerias, como a que é feita por meio do Programa Hortas Comunitárias, idealizada pela Prefeitura de Teresina, oferecendo assistência a quase 1.400 famílias.

Através de parcerias assim, surgem também outros projetos como é o caso da Feirinha Agroecológica, que é uma exposição na qual são comercializados os produtos cultivados nas hortas agroecológicas. Os benefícios trazidos por esse tipo de produção são inúmeros, inclusive dando maior conscientização à população, que vem se reeducando com uma nova alimentação, ingerindo hortaliças, legumes e frutas sem agrotóxicos. Vale lembrar que as escolas municipais também se utilizam desses alimentos.

As hortas além de todos benefícios voltados a saúde, trouxe uma qualidade de vida melhor para vários horticultores, como a dona Antônia Alves de oliveira, que tem 22 anos de horta. “Apesar desse período mais chuvoso, que não gera tanta produtividade, não posso reclamar, pois foi com as hortaliças que sustentei dois filhos e hoje um deles é formado em agronomia”, afirmou.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais