Cidadeverde.com

Ingá: fruta ajuda na prevenção de doenças como a catarata

Imprimir

Foto: Viveiro Ciprest

Uma fruta que não é muito comum nos supermercados, mas pode tranquilamente entrar na sua alimentação. Este é o ingá, fruto de uma árvore chamada ingazeira. Ele conta com propriedades que fazem bem para a saúde por ser rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

No vocabulário indígena, a palavra ingá significa embebido ou ensopado, em referência à polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e ingá-verdadeiro. Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Espécies

Em geral, a ingazeira, que pode chegar a medir até 15 metros de altura, dá frutos mais de uma vez por ano, podendo ser encontradas mais de 300 espécies diferentes, a maioria delas presente na Floresta Amazônica

Benefícios

Um dos principais benefícios do consumo de ingá é o fato de fazer bem para os olhos, evitando problemas sérios que podem surgir na região - como glaucoma e catarata. Isso acontece por conta da grande concentração de vitamina A em sua composição, nutriente responsável pela proteção da córnea - tecido transparente localizado na parte anterior do olho, que recebe e transmite luz

Além disso, a fruta também aparece como uma aliada para o tratamento e prevenção de dores de cabeça e enxaqueca. Prevenção contra problemas na visão, fortalecimento dos ossos e combate ao câncer também estão entre os seus principais benefícios.

Colheita

Após o plantio, a ingazeira começa sua frutificação entre 3 a 4 anos (tempo variável de acordo com a temperatura). A floração acontece entre agosto e dezembro, permitindo a visualização de suas belas flores brancas. A época de colheita do ingá ocorre entre novembro e fevereiro.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais