Cidadeverde.com

Constipação: causas e tratamentos para solucionar o problema

Imprimir

Quem nunca se sentiu mal por ficar muito tempo sem ir ao banheiro? Pois a constipação pode gerar grande desconforto. Se o problema é ocasional, não há razão para se preocupar. Mas, se a situação é crônica ou ocorre com muita frequência, é preciso prestar atenção e procurar tratamento adequado.

Em linhas gerais, trata-se de uma síndrome caracterizada pela redução do número de evacuações, que pode gerar dor no sistema gastrointestinal e outros problemas. Os principais sintomas são: dificuldade para evacuar, sensação de evacuação incompleta, alteração no calibre das fezes, perda de peso sem explicação e sangramento no ânus.

Causas

Sedentarismo, estresse, fuga da rotina e uma alimentação pobre em fibras são causas para problemas no funcionamento do intestino. Além dessas situações, determinadas complicações também podem ocasionar a constipação: hipotireoidismo, problemas neurológicos, imobilidade, doenças inflamatórias, fissuras dolorosas no reto e uso de determinados medicamentos, como antidepressivos.

Tratamento

Primeiro, analisa-se há quanto tempo os sintomas persistem, o número de evacuações semanais, a consistência das fezes, os hábitos alimentares, a intensidade do esforço para evacuar, o uso de medicamentos e a possível ocorrência de sangramento Se o especialista achar necessário, pode ser realizado o exame proctológico completo.

Na grande maioria dos casos, o problema é resolvido apenas com uma mudança no estilo de vida e na alimentação. Por isso, é fundamental:

- Ter uma dieta rica em frutas, verduras e cereais.

- Manter-se hidratado.

- Praticar atividades físicas.

- Procurar um médico especialista em casos de prisão de ventre.

- Investigar causas de sangramento pelo ânus.

- Procurar um coloproctologista, caso os sintomas da constipação persistam por muito tempo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais