Cidadeverde.com

Concessionária recebe 48 mil pedidos por mês sobre água

Imprimir

Fotos: Ascom Águas de Teresina

Reajustes na tarifa, multas e pedidos renegociação de débitos são as principais reclamações realizadas pelos teresinenses sobre a concessionaria Águas de Teresina. Há um ano e meio à frente dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto da capital piauiense, a empresa tem disponibilizado diversos canais de atendimento e chega a receber 48 mil solicitações por mês. 

De acordo com o presidente da Agência Reguladora dos Serviços de Teresina (Arsete), Edvaldo Marques, a principal queixa dos usuários é o aumento da tarifa e as multas impostas, caso consumidor viole o lacre dos hidrômetros. 

"Como os hidrômetros ficam na calçada do lado de fora da residência, os usuários reclamam que vândalos podem estar violando o lacre e só descobrem quando a multa chega. É uma política que ainda estamos analisando como agir, porque não há a garantia de que foi realmente um vândalo ou se foi tentado fazer uma ligação clandestina. Por isso orientamos a procurar a própria empresa ou o Procon", destaca o regulador. 

Sobre os reajustes, ele afirma que a Arsete é vigilante e todo aumento é calculado de acordo com uma tabela pré-estabelecida. "Mas, o fato é que eles têm realizado os serviços e empresa privada é assim, faz mas cobra. E quando mexe no bolso a população reclama mesmo, todos nós reclamamos, não tem jeito", admite. 


Ligações clandestinas são consideradas crimes

O Procon registrou 207 reclamações sobre a empresa Águas de Teresina, entre os dias 1º de janeiro e 15 de abril deste ano. As mais frequentes são dúvidas sobre reajuste da tarifa e a suspeita de cobrança indevida. Segundo o Procon, a empresa sempre procura resolver essas questões fazendo as correções nas contas dos consumidores.

E a própria empresa revela que a negociação de débitos é o principal serviço solicitado pelos canais de atendimento. Com uma média mensal de 48 mil solicitações, seis mil é para este serviço. 

De acordo com Fernando Lima, Gerente do Centro de Controle e Operações da Águas de Teresina, os hidrômetros no interior das residências inviabilizava a leitura, porque nem sempre era possível o leiturista ter acesso e corria o risco da conta ir errada. "Como estamos substituindo os hidrômetros antigos, que marcava um consumo excessivo, estamos instalando na parte externa dos imóveis".

Ele ressalta que religação clandestina é crime e que gera um impacto negativo na qualidade de água do usuário e isso se transforma em um risco para a saúde. Enfatiza ainda que o criminoso também está passível de multa.

As solicitações mais atendidas são: negociação de débitos, religação, reparo de vazamento (ramal e cavalete); atualização cadastral; solicitação de 2ª via de fatura e ligação nova de água e esgoto.


  
Sobre os canais de atendimento, Fernando Lima destaca que todas as demandas geram uma Ordem de Serviço que é aberta na sequência do atendimento. O tempo da resposta depende da solicitação, mas ele disse que as equipes trabalham para resolverem o mais rápido possível. 

"Quando é vazamento é um pouco mais complexo, porque as vezes precisa de equipamentos mais pesados como retroescavadeira. Mas, religação o deslocamento é rápido segundo as equipes disponíveis", exemplifica Fernando Lima. 

Já as solicitações que precisam de documentos, é preciso ir nas lojas físicas ou aos mutirões de negociação que ocorrem durante o ano. 

Serviços mais solicitados e média mensal

 - Reparo de vazamento (ramal e cavalete)  ------------------ 5.500 
- Negociação de débitos   ----------------------------------------- 6.000
- Religação  ------------------------------------------------------------- 5.600
- Atualização cadastral  ---------------------------------------------- 4.270
- Ligação Nova de Água e Esgoto  -------------------------------- 470
- Solicitação de 2ª via de fatura  ----------------------------------- 5.720

Informações necessárias:

Para que o atendimento se dê de forma mais ágil, a pessoa deve ter em mãos o número da matrícula (disponível no canto superior da fatura), RG, CPF e endereço do titular.

Ordem de Serviço Online:

Com a OS online, a empresa consegue ter mais agilidade na distribuição dos serviços e nas operações de um modo geral. A tecnologia reduz o uso de papel e a burocracia e há melhoria significativa no tempo de resposta ao usuário. Através dessa ferramenta, o programador consegue acompanhar todas as ordens de serviços que foram abertas e direcionar as equipes conforme cada atividade a ser executada, destacando localização e prioridade do atendimento.

Onde buscar atendimento | Canais de atendimento:
0800 223 2000 (ligação gratuita; funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados)
115 (funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados)

Whatsapp
98124-3199 
Seg. à sex, de 8h às 18h

Serviços Online
https://aeservicosonline.com.br/
Águas App (disponível para Android e IOS)

Lojas | Atendimento Presencial
Buenos Aires: Rua Engenheiro Alves de Noronha, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Centro: Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 2438.
Horário: (7h às 17h)
Shopping da Cidade: Praça da Bandeira, s/n.
Horário: (7h às 17h30)
Itararé: Avenida Joaquim Nelson, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Parque Piauí: BR 316, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Santa Maria da Codipi: Rua Ministro Sérgio Mota, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Espaço da Cidadania, Shopping Rio Poty: Avenida Marechal Castelo Branco, 911.
Horário: (7h às 17h)
Espaço da Cidadania – Show AutoMall – Avenida João XX III
Horário: (7h às 13h)

Ouvidoria
A Ouvidoria da Águas de Teresina funciona como representante do cliente dentro da empresa, agindo em segunda instância de atendimento, orientando quanto aos direitos e deveres do usuário e atuando como agente da melhoria de produtos e serviços oferecidos pela Concessionária. 

Para ser atendido pela Ouvidoria, é obrigatório que o usuário já tenha utilizado um dos canais de atendimento da Águas de Teresina e informe o número de protocolo. Assim, o setor funciona como um elo de comunicação, aproximação e entendimento entre a empresa e os clientes.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira: 09:00 às 16:00

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais