Cidadeverde.com

Educador físico de escola pública é inspiração para alunos

Imprimir

"Desde criança gosto de esporte, já fiz natação, vôlei, handebol, basquete, sempre fui ativo, mas nunca pensei que um dia seria professor de Educação Física e, desde 2009, esse é o meu ofício", é o que diz o educador físico Alberto Sobrinho, da Unidade Escolar Padre Antonio José do Rêgo, que fica no Parque Piauí, zona sul de Teresina.

Há 15 anos na profissão, Alberto não se limita a apenas passar conteúdo e repassar as técnicas das modalidades esportivas que ensina, ele vai além. "Até uniforme para os alunos competirem ele já comprou, além de ter um compromisso com a escola, ele tem a responsabilidade, principalmente, com os alunos, na sala de aula, na prática esportiva. Ele treina, viaja com os meninos nos campeonatos, e quando eles não podem custear a viagem, ele ainda consegue ou ele próprio custeia", disse a diretora da escola Maria do Carmo.

Teresinense, quarto filho de um torneiro mecânico e uma doméstica cearenses, que moraram em Parnaíba e depois vieram para a capital tentar a vida, Alberto Sobrinho disse que sempre estudou bastante para ser alguém na vida, tendo em vista que seus pais não tiveram a mesma oportunidade que ele e só estudaram até a quinta série na época, do ensino fundamental.

Alberto então estudou, conseguiu aprovação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e, em 2003, prestou concurso para professor do Estado, conseguiu aprovação e em 2004 foi chamado para começar a trabalhar.

"Quando fui encaminhado para começar a trabalhar, após aprovação no concurso estadual, fui enviado para uma escola antes, a qual não tive muita identificação, então visitei a escola Pe. Rêgo e lá senti que era o meu lugar, a diretora logo me acolheu muito bem e disse que estava precisando de educador físico, então, de imediato fui  aceito", diz o docente.

O professor disse ainda que, dentro das possibilidades da escola, a diretora Maria do Carmo, bem como os professores, sempre dão apoio e incentivo à Educação Física, onde, segundo ele, muitas vezes é o único lugar que o aluno tem para praticar o esporte e desenvolver habilidades. "Sempre trabalhei com várias modalidades, levando alunos para os jogos escolares, tanto nas modalidades individuais como coletivas. Vôlei, xadrez e no atletismo quase sempre estamos nos campeonatos pelo Brasil", comenta.

Para poder realizar suas atividades práticas esportivas no começo, o professor conta que enfrentou vários problemas, os treinos eram feitos na praça e no campo de futebol, o que não durou muito tempo, tendo em vista que o campo foi cercado e na praça nem sempre tinha espaço por conta do trânsito das pessoas. "Hoje fazemos mesmo dentro da escola, com o arremesso de peso e as corridas que dão para fazer dentro do espaço da escola. O vôlei trabalhávamos nas quadras de esportes da comunidade, o que ficou inviável também de trabalharmos, até quando foi feito o ginásio de outra escola estadual onde realizamos os treinos atualmente".

Outras provas do Atletismo que exigem mais espaço, o professor trabalha em um campo de futebol da comunidade do bairro Vamos Ver o Sol, e também lançamento de disco, arremesso de dardo, corrida com barreira, onde possuem alunos de várias escolas da região, como Lourival Parente, Pe. Rêgo, São Paulo, Premen Sul, independente de escola, pode ser qualquer uma, estado, município e até privada, para o professor o importante é que eles façam o que pretendem fazer e façam bem.

O professor citou nomes de alguns alunos que têm ou tiveram destaques nas modalidades que ele ensina, o jovem Luis Fábio que é um dos grandes destaques no Brasil em 3 provas no atletismo em lançamento de dardo, arremesso de peso e de disco, atualmente é o primeiro colocado no ranking brasileiro. Outro nome é Francisco Kaio, que ainda hoje faz atletismo, onde já cursa fisioterapia em uma faculdade particular com bolsa de 100% por conta do esporte, ano passado nos Jogos Universitários Brasileiros foi bronze.

"Eu não era tão bom aluno, não tirava boas notas, daí comecei a praticar o esporte, a competir e após isso comecei a melhorar meu desempenho na escola automaticamente, melhorei o humor, a forma de me relacionar com as pessoas,  conquistei boas notas,  mudei tanto na área pessoal quanto profissional, tudo por conta do esporte, agradeço ao professor Alberto por isso", conta Kaio .

De 2004 a 2009, Alberto trabalhava apenas no estado, mas em 2010 ele conseguiu aprovação em um concurso da prefeitura de Teresina e também dá aulas no município com o ensino fundamental, com isso ele une os atletas e quando estes do município passam para o ensino médio, eles vão para as escolas do estado e continuam os treinos com ele, é o caso de estudantes do Cícero Portela, Lourival Parente, Premen Sul, dentre outras.

"Eu queria poder ensinar todos os esportes para as crianças, mas infelizmente tenho que me limitar, mas com isso eu dou o melhor de mim e tento fazer com que eles tenham um futuro melhor e mais oportunidades" termina Alberto.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais