Cidadeverde.com

Ajax derrota Tottenham em Londres e fica perto da final da Liga dos Campeões

Imprimir

Após três fases preliminares, disputa de grupos, oitavas e quartas de final, o Ajax derrotou o Tottenham por 1 a 0, nesta terça-feira (30), em Londres, no primeiro jogo da semifinal da Liga dos Campeões da Europa. Com o resultado, o clube holandês precisa de um empate, na próxima quarta-feira (8), em Amsterdã, para disputar a final do torneio, no dia 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, casa do Atlético de Madrid.

O Tottenham sofreu por causa dos desfalques. A equipe não contou com os dois principais atacantes, o inglês Harry Kane, contundindo, e o sul-coreano Son Heung-min, que cumpriu suspensão automática. Para se classificar à decisão, o clube inglês precisa vencer por dois gols de diferença, ou por um, a partir do placar de 2 a 1. Se devolver o resultado de 1 a 0, a partida irá para a prorrogação. Caso persista o placar, o finalista será conhecido em cobranças de pênaltis.

Como aconteceu nos dois mata-matas anteriores, quando decidiu fora de casa e venceu os confrontos contra Real Madrid e Juventus, o Ajax se sentiu à vontade no gramado do novo estádio do Tottenham e tomou a iniciativa da partida. A envolvente troca de bola provocou dano à retaguarda. Dessa maneira saiu o gol do atacante Donny van de Beek, 22 anos, uma das crias das categorias de base do clube holandês, aos 15 minutos.

O Tottenham só tomou conta da partida no final do primeiro tempo após a contusão do zagueiro Vertonguen. Mauricio Copettino colocou o meia Sissoko e a equipe ficou mais agressiva. No segundo tempo, o Ajax ficou retraído e o mandante pressionou. O problema foi apostar nos cruzamentos para a área. A ideia era explorar o atacante Fernando Llorente (1,93m). A defesa conseguiu controlar o jogo aéreo.

No único contragolpe que conseguiu encaixar, o Ajax quase ampliou o marcador. Para azar do brasileiro David Neres, o seu arremate cruzado rasteiro, pelo lado esquerdo da grande área, bateu na trave esquerda do goleiro Lloris.

Caso consiga êxito em Amsterdã, o Ajax voltará à final da Liga dos Campeões após 23 anos e buscará o seu quinto título. O Tottenham nunca se classificou à decisão do torneio europeu.

A segunda semifinal da competição acontece nesta quarta-feira (1º), às 16h (de Brasília). O Barcelona, de Lionel Messi, recebe o Liverpool do egípcio Salah.

LUÍS ANDRÉ ROSA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais