Cidadeverde.com

450 alunos de Água Branca participam da XXI Olímpiada Brasileira de Informática

Imprimir

Cerca de 450 alunos do município de Água Branca participaram, nessa quinta-feira (23), da primeira fase da XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2019. A prova foi aplicada em sete escolas municipais: E. M Maria do Carmo Fonseca, E.M Joaquim Calado, E.M Adelaide Rosa, E.M. Maria de Sousa, E.M João Justo, E.M. Padre João Batista Gougeon e E.M Anatália Carneiro.

Como forma de incentivar a participação nesse tipo de competição, a Secretaria Municipal de Educação elaborou, no início do ano de 2019, o projeto Água Branca Olímpica. O projeto oferta aos alunos das escolas municipais aulas de reforços de diversas disciplinas, como astronomia, matemática, ciências, física, química e biologia, a fim de compartilhar mais conhecimento e preparar os alunos para futuras olimpíadas.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destaca que a participação em olimpíadas, como a XXI OBI, e a criação de projetos como o Água Branca Olímpica são exemplos positivos do incentivo da gestão para a educação. “Hoje, nossos estudantes, cada vez mais, seguem por caminhos vitoriosos. A participação em grandes olimpíadas nacionais reflete a qualidade do ensino de nosso município e nos enche de orgulho para continuar trabalhando, sempre buscando melhorar os níveis educacionais, garantindo qualidade de ensino, valorização dos professores e projetos que incentivem a busca pelo conhecimento”, diz.

A secretária municipal de Educação de Água Branca, Cleidimar Tavares, está otimista e confiante de que haverá bons resultados na competição. “Participamos em 2018 e agora, em 2019, aumentamos a quantidade de alunos inscritos, incentivando-os a participar de competições como essa. Estamos confiantes de que obteremos bons resultados”, ressalta a secretária.

Arlan Jobert de Lima Carvalho, coordenador do projeto Água Branca Olímpica e responsável pela organização da participação do município na OBI 2019, destaca pontos positivos da participação dos estudantes. “Desde o ano passado, nossos alunos vêm se destacando em olimpíadas. E, diante de olimpíadas nacionais, podemos ter a oportunidade de apoiar alunos excelentes, reforçando a procura por conhecimento, troca de experiências escolares de ensino, além de permitir que os alunos que possuem desempenho em um alto nível possam representar o município”, finaliza.

SOBRE A OLIMPÍADA

A XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2019) é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais