Cidadeverde.com

Hipertermia: conheça causas, sintomas e tratamento

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Você já ouviu falar de hipertermia? Trata-se da elevação da temperatura do corpo que ocorre quando o organismo produz ou absorve mais calor do que consegue dissipar. Constitui uma emergência médica que requer tratamento imediato para evitar complicações, inclusive a morte.  Mas é importante, contudo, não confundir o caso com febre.

A diferença reside no fato que, na hipertermia, o mecanismo de ajuste da temperatura do corpo permanece inalterado, ao contrário do que ocorre na febre. A hipertermia pode ser também usada como forma de tratamento médico de algumas doenças, através de sua indução por meio de medicamentos ou dispositivos médicos.

Causas

As mais comuns incluem exposição ao calor excessivo e reações adversas a determinados medicamentos. A combinação de calor e umidade sobrecarrega os mecanismos de regulação de calor. A hipertermia pode ser causada tanto por fatores externos, como exposição ao sol, permanência em uma banheira quente por longo tempo, proximidade a locais muito aquecidos; como por fatores internos, em virtude de alguma doença.

Sinais e sintomas

As temperaturas corporais elevadas implicam no comprometimento da ação das enzimas que funcionam como catalisadores das reações metabólicas. É importante diferenciar a hipertermia da febre, embora terminologicamente a febre seja um tipo de hipertermia.

Os dois processos têm causas, natureza, manifestações e soluções diferentes. Em um estágio inicial, a hipertermia causa transpiração intensa, respiração rápida e pulso fraco e rápido. Mas se a doença progredir pode haver secura da pele e dilatação dos vasos sanguíneos, em uma tentativa de aumentar a perda de calor. Outros sinais incluem desidratação intensa, náuseas, vômitos, dores de cabeça e pressão arterial baixa, desmaios ou tonturas.

Tratamento

O tratamento imediato visa levar o corpo a perder calor para o ambiente, já que os antipiréticos usados nas febres não fazem efeito no tratamento da hipertermia. Ou seja, para resolver a hipertermia são usados métodos de resfriamento mecânicos, tais como imergir o paciente em água morna ou fria, assentá-lo diante de um ventilador, levá-lo para um ambiente refrigerado ou remover suas roupas. Na sequência, é preciso tentar remover a causa subjacente.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais