Cidadeverde.com

Delegado Bonfim Filho morre aos 59 anos em hospital de Teresina

Imprimir

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Atualizada às 12h11

O delegado aposentado da Polícia Civil do Piauí, Francisco Carlos do Bonfim Filho, morreu aos 59 anos nesta sexta-feira (31). Ele estava internado em decorrência de complicações do diabetes desde o mês de março. 

Bastante emocionado, o filho Bonfim Neto, destacou as qualidades do delegado como pai de família. 

"Sem sombra de dúvidas, meu pai foi um grande homem. Que trabalhou muito pelo estado e fez tudo pela polícia. Acima de tudo, foi um grande pai e marido cuidou dos filhos, ajudou a todos. Hoje, ele está bem", disse um dos quatro filhos do delegado.

A esposa do delegado Bonfim Filho acompanha o velório muito comovida e é amparada por familiares e amigos.

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Bonfim Neto, um dos quatro filhos do delegado Bonfim

Por volta do meio-dia, amigos e colegas de profissão começaram a chegar ao velório. O corpo chegou por volta das 12h30, no espaço Nuvem da Pax União, na avenida Miguel Rosa.

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Delegado Tales Gomes, coordenador do Greco

"Ele sempre foi referencial, uma pessoa que procurava observar sua conduta, a forma de agir,  de comandar as investigações. Estamos muito tristes, mas sabendo da luta que ele teve durante todos esses anos. Deixou uma contribuição muito grande para a Segurança Pública, enalteceu e elevou o trabalho da Polícia Civil. Fica a mensagem do trabalho, competência e honestidade do delegado Bonfim. Vai fazer muita falta", disse o delegado Tales Gomes, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

 Luccy Keiko,  delegado geral da Polícia Civil do Piauí,

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, disse que Bonfim era uma liderança e que a polícia está de luto. 

"Ele era um patrimônio da nossa polícia, exerceu vários cargos, foi delegado geral com atuação destaque no combate ao Crime Organizado. Era uma liderança e tinha admiração por parte de delegados, agentes e escrivães. Tive a honra de trabalhar com Bonfim e aprendi muito", afirmou Luccy Keiko.

Matéria original

Foto: Wilson Filho/ arquivo Cidadeverde.com

Bonfim Filho morreu por volta das 4h, desta sexta (31)

Bonfim Filho lutou pela vida quase 50 dias na UTI de um hospital particular de Teresina. Devido às complicações da doença, ele já havia perdido parte do pé e também a visão de um dos olhos. O velório está previsto para o meio-dia na Pax União na avenida Miguel Rosa, já o sepultamente acontecerá no fim da tarde, no cemitério Jardim da Ressurreição. 

"Ele era unanimidade, um homem sério, trabalhador e honesto. Passava 24 horas se dedicando à polícia, essa doença o levou tão novo, durante a madrugada. O Piauí perde um cidadão", disse o delegado e amigo pessoal Menandro Pedro. 

Foto: Graciane Sousa/ Cidadeverde.com

Menandro Pedro é delegado e amigo pessoal de Bonfim Filho

Por volta das 10h20, o corpo deixou o hospital particular e seguiu para a funerária. 

Bonfim Filho deixou a ativa da Polícia Civil há pouco mais de quatro anos devido a complicações da doença. Em 2014, ele foi homenageado pela Secretaria de Segurança do Piauí e é lembrado pela excelente carreira profissional, tendo sido delegado geral, coordenador de especializadas como a antiga Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico), além de vários distritos em Teresina.  

"Os pais dele eram meus padrinhos de batismo. Convivi com o Bonfim desde criança. Foi a notícia mais ruim que recebi hoje. Todo dia apuro homicídios, tô acostumado a ver cadaver na pedra fria do IML, no meio das ruas, mas a morte de um colega da natureza do Bonfim me deixa muito abalado. Ele era um exemplo de pessoa, como policial sempre desempenhou o cargo com dignidade, comprometimento,  deixou uma história que eu espero que a Polícia Civil honre e marque nos anais a vida do delegado não só com a passagem dele como delegado geral, mas por toda a dignidade com que ele foi policial. Rogo ao Grande Arquiteto do Universo que receba meu colega e amigo Bonfim Filho em sua morada celestial. Certamente esse chamado dele é porque já existe uma missão no céu", lamentou o delegado Francisco Costa, o Baretta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção  à Pessoa (DHPP). 

Veja um pouco da história do delegado.

Nota de pesar

O prefeito Firmino Filho se manifestou sobre a morte, através de nota à imprensa: 

A Prefeitura de Teresina manifesta profundo pesar pela morte do delegado aposentado da Polícia Civil do Piauí, Bonfim Filho, nesta sexta-feira. Ele estava internado em decorrência de complicações do diabetes. 
Bonfim Filho já foi delegado geral, coordenador de algumas delegacias especializadas, como a antiga Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico), além de vários distritos em Teresina, tendo prestado relevantes serviços para a segurança da nossa capital e também para todo o Piauí.
Nesse momento de sofrimento e dor, a administração municipal se solidariza com familiares e amigos.

FIRMINO FILHO

Secretaria de Segurança e Delegacia Geral de Polícia Civil:

A Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral vem, por meio da presente nota, expressar votos de pesar pelo falecimento do Delegado de Polícia Civil, Francisco Carlos do Bonfim Filho.  O DPC faleceu na manhã desta sexta-feira (31/05).

Delegado Bonfim Filho estava aposentado, tinha 59 anos, tendo contribuído muito à Polícia Judiciária desde o ano de 1983 quando do ingresso na Segurança Pública do Piauí, onde dedicou toda uma vida em prol desta.

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu, destacou a importância do Delegado. “Com muito pesar recebi a notícia do grande delegado Bonfim Filho. As suas contribuições para a Polícia Civil e Segurança Pública do Piauí são incontáveis, como a passagem pelo cargo de Delegado Geral e seu dedicado trabalho na Comissão Investigadora do Crime Organizado-CICO. Um grande homem e profissional. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento tão difícil”, disse o secretário.

 

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil também divulgou uma nota de pesar:

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civildo Estado do Piauí recebeu com grande pesar a triste notícia do falecimento do Delegado Bonfim Filho, nesta sexta-feira (31).

Prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos(as)  deste guerreiro que no decorrer de sua vida prestou belíssimo exemplo de dedicação à segurança pública do Piauí.

O SINDEPOL, em nome de toda a categoria de Delegados, manifesta sua solidariedade e condolências neste momento de tristeza. 
Descanse em paz, Guerreiro! 

Higgo Martins Moura
Presidente SINDEPOL

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais