Cidadeverde.com

Inhame e cará têm diferenças nutricionais relevantes

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Por conta da semelhança entre os dois, há quem confunda o inhame com o cará. Afinal, ambos fazem parte da mesma família de legumes e são muito difíceis de diferenciar. Mas é importante destacar que eles têm diferenças bem relevantes, tanto na aparência quanto em termos nutritivos.

Uma das principais diferenças é que o inhame tem quase o dobro de potássio, mineral fundamental para o organismo. Essa substância é importante para o ganho de massa muscular, além de evitar cãibras. Além disso, o potássio também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e atua como regulador do metabolismo.

Outro aspecto positivo do inhame é que ele também possui uma concentração maior de fósforo - outro mineral fundamental para o organismo, pois atua junto com o cálcio fortalecendo os ossos e os dentes.

No caso do cará, a grande concentração de fibras é um dos seus maiores benefícios. Esse nutriente, muito presente nas oleaginosas e grãos integrais, contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, o cará é um alimento altamente nutritivo, pouco calórico e rico em carboidratos.

Ferro e complexo B

Em comum, ainda, o fato que ambos são ricos em ferro, sendo fundamental da hemoglobina responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. Quando está em falta, essa substância pode causar anemia e outros problemas de saúde.

Além disso, o inhame e o cará também têm grande concentração de vitaminas do complexo B. Ou seja, são fundamentais para a saúde do sistema nervoso, aumentam a energia do corpo e também melhoram o metabolismo.

Formatos e tamanhos distintos

É importante se ater às diferenças entre eles. O cará costuma ser mais comprido, fino e possui menos pelinhos em volta. Já o inhame possui um formato mais arredondado e uma quantidade maior de pelinhos. Além disso, as raízes podem variar em termos de cor: existem inhames e carás com polpa roxa, amarela, branca ou até mesmo rosada.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais