Cidadeverde.com

Colágeno atua contra os impactos do envelhecimento

Imprimir

Foto: Pixabay/Fotos gratis

Muitos já ouviram falar de colágeno. Entretanto, será que todos realmente sabem qual a importância dele para a saúde? Ele é uma importante proteína produzida pelo organismo desde o nascimento, mas que vai diminuindo a partir dos 30 anos, o que pode deixar a pele flácida e as cartilagens das articulações desgastadas. Por isso, exige cuidados especiais.

Como primeira medida de prevenção, é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, principalmente musculação, que ajudam a minimizar os impactos do envelhecimento.

Suplementos

Em alguns casos, as pessoas recorrem aos suplementos nutricionais e vitamínicos que têm aminoácidos que estimulam a produção de colágeno, tanto na pele como nas articulações. Existem também cápsulas que trazem outros benefícios para a pele e também para cabelos e unhas.

Apesar de não ter contraindicação, é importante que esses compostos só sejam usados com orientação médica, já que o excesso de uso pode trazer danos à saúde, principalmente no caso de mulheres gestantes ou em fase de amamentação. Além disso, vale ressaltar que o uso dos suplementos não funciona isoladamente.

Fortalecimento e fontes

Fora os benefícios para a estética, o colágeno também fortalece os tecidos, promove elasticidade e resistência à pele, além de beneficiar os músculos, tendões, ligamentos e vasos do corpo.

Na alimentação, as principais fontes de colágeno são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos. Mas existem outros alimentos que podem também ajudar, como: fontes de vitamina C (acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego), folhas verdes escuras e fontes de vitamina E, selênio e zinco (avelãs, amêndoas e castanhas).

Dosagem diária

A recomendação de consumo diário de proteína para adultos é de 80 gramas por quilo de peso – por exemplo, uma pessoa de 60 quilos teria que comer 48 gramas de proteína todos os dias, quantidade presente em um copo de leite, dois bifes e uma concha de feijão. Pode parecer pouca coisa, mas muitos não conseguem suprir essa necessidade diária.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais