Cidadeverde.com

Teresina registra média de quase nove veículos roubados por dia

Imprimir

De janeiro a abril deste ano, foram registrados 1074 roubos de veículos em Teresina, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 895 veículos foram roubados. Os dados são do relatório de estatísticas criminais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

O maior número  foi registrado em abril, fechando um total de 301, seguido do mês de março, com 267 ocorrências. Em janeiro o número foi de 257 roubos. As ocorrências caíram um pouco em fevereiro, quando foram registrados 249.

Considerando os 120 dias do primeiro quadrimestre, a média chega a quase nove (8,95) veículos roubados por dia, superando os números do primeiro bimestre.

O mês de abril de 2019 registrou um número de veículos roubados superior desde janeiro de 2015 quando 291 veículos foram roubados. Até então, o mês de junho de 2018, com 294 roubos, liderava o ranking.

Gráfico: Secretaria Estadual de Segurança Pública

A ação integrada entre a Polinter, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem sido importante para o combate ao crime envolvendo veículos. Para a polícia, o roubo de veículos geralmente precede outros crimes, como assaltos.

A prevenção através do desmonte do comércio criminoso é uma das saídas. Operações para quebrar a cadeia que envolve os receptadores, desmontadores e adulteradores de veículos têm sido lançadas.

Prisões já chegam a 90%

Em abril a Polinter deflagrou a operação Contra-Ataque II e III que prendeu integrantes de um grupo de assaltantes de carros que focava em motoristas mulheres, em sua maioria idosas. Em maio foi a vez da Operação Satélite, que desarticulou membros de associações que atuavam com oficinas clandestinas e desmanches de automóveis para o comércio ilegal de peças em Teresina. Desmanche de motocicletas também foram localizados.

Foto: Divulgação Polinter

Segundo a Polinter, até o dia 31 de maio de 2019, chega a 100 o número de mandados de prisão cumpridos envolvendo roubos de veículos, o que equivale a 90% dos mandados de 2018. O dado já é quase o total registrado no ano passado, quando 110 mandados foram expedidos. Ainda de acordo com a Polinter, o índice de recuperação de veículos é de 73%.

Cuidados

A polícia orienta a população a estacionar os veículos em locais fechados ou com movimentações de pessoas. A precaução pode dificultar a prática do criminoso, que busca uma situação de fragilidade da vítima.

Cuidados básicos como a atenção na entrada e na saída de casa, do trabalho e de pontos comerciais também são importantes. De acordo com a Polinter, 90% dos casos de roubos de veículos se dão nessas situações quando o condutor é obrigado a parar ou reduzir a velocidade.


Assaltantes rendem motorista e roubam carro na zona Norte.

Compra de usados

São necessários cuidados na hora de comprar um veículo usado, atentando para a procedência do carro ou da motocicleta. Em caso de compra de um veículo roubado, o dono pode responder a um processo por receptação. O preço abaixo do valor de mercado e a ausência de documentação são indícios de veículos comercializados ilegalmente.

Denúncias

Denúncias para a Polinter podem ser feitas através do  (86) 3216-5305 e (86) 99586-6531- Whatsapp.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais