Cidadeverde.com

Reunião de governadores avança e reforma começa ganhar apoio nos estados

Imprimir

A reunião dos governadores realizada nesta terça-feira (11) em Brasília agradou os chefes dos executivos estaduais. O encontrou discutiu a reforma da Previdência e pontos considerados importantes receberam a sinalização da Câmara Federal de que podem ser acordados. Entre eles estão a retirada do sistema de capitalização, dos trabalhadores rurais e os assistidos por Benefício de Prestação Continuada (BPC) do texto. 

"Houve o compromisso do relator de retirar BPC e rurais, que divide não apenas quem é de um campo político, mas o parlamento quase por unanimidade. Temos ainda a garantia do relator e presidente da Câmara de dialogar com os lideres pelos governadores para retirar a capitalização", disse o governador do Piauí, Wellington Dias.

Para o petista, os "bodes" foram retirados da sala. "Alcançando esses objetivos, retirando os bodes da sala, os governadores se comprometeram a dialogar com as bancadas e trabalhar com os parlamentares um texto que possa alcançar a maioria. Eu tenho que me comprometer com o texto, mas eu não voto, tenho que dialogar para que a gente possa ter um numero maior de votos necessários e, claro, mantendo União, Estados e Municípios nas mudanças que podem acontecer", afirma.

O V Fórum de Governadores tratou ainda do Fundeb, Plano Mansueto, securitização, Lei Kandir, cessão onerosa/bônus de assinatura, PEC nº 51/2019 (Fundo de Participação dos Estados (FPE) e MP nº 868/2018 (Saneamento Básico).

Foto: André Oliveira/Ccom

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais