Cidadeverde.com

Firmino Filho cobra medidas emergenciais de ajuda a municípios do Piauí

Imprimir

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), cobra do Governo Federal medidas de curto prazo para ajudar estados e municípios a vencerem a crise econômica. Ele avaliou como positiva a reunião entre os governadores do país, em Brasília, mas lembra que a Reforma da Previdência terá efeitos somente a longo prazo. As declarações foram dadas durante visita a obra da avenida Ullisses Marques na zona Leste de Teresina.

De acordo com o prefeito, os municípios esperam aprovação de medidas como aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios.

"Existem várias alternativas. Temos a partilha da cessão onerosa do leilão do petróleo. Defendemos o aumento de 1% no Fundo de  Participação dos municípios que já está em tramitação. Temos alternativas. Temos que buscar a saída definitiva, não apenas uma solução emergencial, mas definitiva e estrutural", afirmou.

O prefeito defendeu a necessidade de redefiniçãodo pacto federativo. Firmino afirma que além da Reforma da Previdência, os municípios anseiam pelo pacto. 

"A redefinição do pacto federativo é importante. É preciso dizer exatamente o que compete a cada ente federativo, o que compete a União, aos estados e aos municípios, qual a fonte de financiamento de cada um. É algo que precisa ser enfrentado. Essa reforma do pacto federativo é significativa e esperamos que ela possa ser tocada depois da Reforma da Previdência", destacou. 

Segundo ele, prefeitos e municípios estão alinhados nas reivindicações.

"Existe uma unidade de bandeira entre os prefeitos e os governadores. Diante da crise, temos vários problemas estruturais que precisam ser enfrentados. Um passo é a reforma. Mas ao mesmo tempo os estados e municípios precisam, no curto prazo, ter acesso a recursos para que suas administrações, os Estados não sejam mais penalizados do que já  são por essa recessão. Existem uma sintonia entre as bandeiras de prefeitos e governadores ", destacou.

No momento de crise financeira, Firmino afirma que a prefeitura faz projetos para conseguir financiamentos. 

"Passamos por uma grande crise. A prefeitura buscou se adequar a essa crise e nesse início de gestão buscamos plantar boas sementes para colher bons frutos. Esta avenida é um exemplo disso. Fomos em Brasília e apresentamos projetos. Graças a esse bom plantio, teremos bons frutos para colher nos próximos anos", concluiu Firmino Filho durante visita a obra da avenida Ullisses Marques na zona Leste de Teresina.

 

Flash Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais