Cidadeverde.com

Óleo de cártamo: conheça os benefícios para a saúde

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O universo dos óleos vegetais é grande. De coco, canola, amêndoas, abacate e por aí vai... Em comum, todos saborosos e cheios de propriedades benéficas O óleo de cártamo, em especial, é extraído das sementes da planta de mesmo nome e pode ser usado de diversas maneiras. Ele é rico em minerais, vitaminas e nutrientes fundamentais.

Vitamina E

Uma das vantagens do óleo de cártamo é trazer esse importante antioxidante para o corpo. Ou seja, ajuda a combater o envelhecimento celular, bloqueando danos causados pelos radicais livres e fortalecendo o organismo. Além disso, a vitamina E também é boa para a saúde do coração e para a imunidade de forma geral.

Ácidos graxos

O óleo de cártamo é abundante nesses nutrientes essenciais para o corpo. O ômega 6, por exemplo, auxilia na cicatrização, combate o excesso de glicose no sangue e o colesterol "ruim" (LDL). Enquanto isso, o ômega 9 tem ação anti-inflamatória, previne doenças cardiovasculares e também ajuda a aumentar a concentração de colesterol "bom" (HDL). Em comum, ambos estimulam a queima de gordura.

Tempero

Uma boa dica é usá-lo para temperar saladas e legumes no dia a dia. Além disso, também pode ser aplicado em frituras, substituindo a manteiga e óleos hidrogenados. Ao consumir o óleo de cártamo diariamente você consegue melhorar o colesterol, diminuir focos de inflamação e ainda controla a glicemia.

Hidratante

Além de ser usado na alimentação, o óleo de cártamo também é ótimo para o preparo de cremes hidratantes faciais. Por ser rico em antioxidantes (vitamina E), nos ácidos linoleico e oleico (ômega 6 e ômega 9, respectivamente), ele ajuda a combater o envelhecimento da pele e garante uma boa hidratação.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais