Cidadeverde.com

Dextrose: suplemento ajuda no ganho de massa muscular

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Você sabe o que é a dextrose? Trata-se de uma fonte de glicose elaborada a partir do amido de milho. Um carboidrato simples que é rapidamente absorvido pelo organismo e que ajuda no ganho de massa muscular em pessoas que praticam musculação. É ainda uma fonte de energia para quem faz atividades aeróbicas.

Benefícios

A contribuição da dextrose para o ganho de massa muscular ocorre porque ela é fonte de glicose que, ao ser ingerida, causa um pico e, consequentemente, a alta da insulina. É ela quem ajuda a jogar as proteínas para dentro do músculo.

Essa proteína auxilia no reparo dos músculos que sofreram microlesões, devido à prática de exercícios. Esses músculos são recuperados, ficando maiores e mais fortes. Portanto, é bom ingerir a dextrose com uma fonte de proteínas, como Whey.

Além disso, a dextrose é ótima alternativa antes ou durante os treinos aeróbicos longos. Isto porque, como é fonte de carboidratos, irá fornecer energia para a prática das atividades desse tipo

Quantidade recomendada

Caberá ao nutrólogo ou nutricionista determinar a quantidade de dextrose que pode ser ingerida. É importante incluir este suplemento na conta de calorias diárias que podem ser ingeridas e na porcentagem de carboidratos consumidos – entre 55 e 60% da alimentação diária das pessoas que praticam exercícios.

Como consumir

Para quem faz musculação, a orientação ingerir a dextrose após o treino, juntamente com uma fonte de carboidrato. Assim, irá repor a glicose do músculo e também favorecer a entrada de proteínas. Também é importante ingerir uma fonte de carboidratos antes dos treinos

Precauções

É necessário observar se o fabricante possui o selo da Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, convém manter a dextrose sem muito contato com a luz do sol (para evitar a oxidação) e deixe-a bem fechada, para evitar que formigas entrem. A dextrose é consumida em pó e diluída na água.

Quem pode?

A dextrose é orientada para pessoas que praticam exercícios e estão com o peso correto. Isto porque, como constitui fonte de glicose, pode fornecer energia e atrapalhar o processo de emagrecimento de pessoas acima do peso. Diabéticos só podem ingerir a dextrose após orientação médica.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais